Agricultura


A agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e de produção de vegetais, voltada para o consumo humano.

Essa atividade é muito antiga marcada no momento que o homem, de vida nômade, decide fixar-se num local e cultivar a terra.

Sistemas Agrícolas

A atividade agrícola engloba dois sistemas básicos de plantio:

  • Agricultura Extensiva: baixa produtividade, pequenas extensões de terra (minifúndios), utilização de técnica simples ou mais rudimentares.
  • Agricultura Intensiva: alta produtividade, grandes extensões de terra (latifúndios), utilização de técnicas modernas e mecanização.

Tipos de Agricultura

Agricultura de Subsistência

Chamada de “agricultura tradicional” ou “agricultura familiar”, nesse caso, o cultivo agrícola é baseado na policultura.

É realizado a partir de técnicas rudimentares em pequenas propriedades e sem auxílio de máquinas ou de processo de adubagem.

Dessa maneira, a própria família fica encarregada de cuidar, cultivar e colher os alimentos, marcada por uma economia agrícola fechada, de autoconsumo.

Agricultura Orgânica (Biológica)

Surgida no século XX, a agricultura orgânica, chamada de “cultivo verde”, visa, principalmente, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social dos produtores.

Está intimamente relacionada ao desenvolvimento sustentável. Dessa forma, os alimentos orgânicos são cultivados por meio de um controle biológico de pragas.

Técnicas de baixo impacto ambiental são utilizadas nesse sistema, como a rotação de culturas, uso de adubo verde (biológico) e compostagem de matéria orgânica.

Agricultura Comercial

Chamada de "agricultura moderna" ou de mercado, nesse tipo de atividade pratica-se a monocultura (cultivo de um tipo de alimento).

Está voltada essencialmente, para a comercialização dos produtos cultivados, sendo produzida em larga escala, executada em grandes propriedades com a utilização de substâncias, como adubos, fertilizantes químicos, agrotóxicos e inseticidas.

Além de utilizar técnicas modernas de cultivo, manipulação genética de sementes e máquinas, utilizam mão-de-obra especializada, como engenheiros, agrônomos e técnicos agrícolas.

Permacultura

Designa o processo agrícola integrado ao meio ambiente que envolve a produção de plantas semi-permanentes e permanentes, considerando, sobretudo, os aspectos energéticos e paisagísticos.

Agropecuária

Corresponde a união das atividades agrícola e pecuária, ou seja, o cultivo do campo e a criação de animais, ambos destinados ao consumo.

Para saber mais sobre a pecuária, acesse o link: Pecuária

Agricultura no Brasil

Desde a colonização a agricultura foi a principal atividade econômica para a produção de alimentos no país.

Até os dias atuais, o Brasil lidera no ranking, sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Os produtos mais produzidos no Brasil são: cana de açúcar, soja, café, laranja, cacau, milho, arroz, trigo e algodão.

Impactos Ambientais

Decerto que a atividade agrícola gera alguns problemas ambientais desde as queimadas para a preparação do terreno, o que acarreta na diminuição de espécies vegetais e animais, desequilibrando o ecossistema.

Além disso, problemas como a contaminação do solo, destruição da biodiversidade, das florestas e erosão do solo, são alguns dos impactos ambientais causados por esse tipo de atividade.

Curiosidades

  • A palavra "agricultura" vem do latim, composta pelos termos “agru” que significa “terra cultivada ou cultivável” e “colere" (cultura), que corresponde a "cultivo".
  • Agronomia é a ciência que estuda as técnicas de cultivo das plantas e o solo.
  • O "Dia Mundial da Agricultura" é comemorado 20 de março.

Leia mais: