O que é Agronegócio?

Juliana Bezerra

Agronegócio vem da palavra em inglês agribusiness e representa o conjunto de atividades agrícolas e industriais no caminho do campo ao consumidor final.

Hoje, o agronegócio está entre os maiores geradores de emprego no mundo. Isto representa perigo para o meio-ambiente, especialmente pela adoção do sistema de produção intensivo.

Brasil

O agronegócio é uma das atividades mais lucrativas do mundo. No Brasil, o setor representa 23% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nos últimos 25 anos, conforme o Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a área plantada cresceu 53% e a a produção 260% e a produtividade aumentou 135%.

Os produtos de maior valor no agronegócio brasileiro são: algodão em pluma, arroz, feijão, milho, complexo soja (grão, farelo e óleo), café, açúcar, laranja, carnes, celulose e papel.

Algodão

A produção de algodão ocorre em lavouras do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Já o arroz é cultivado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Milho

Estamos em segundo lugar na produção de milho, ficando atrás somente dos Estados Unidos. As lavouras do grão estão instaladas no Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mina Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Soja

O país é destaque na produção do complexo soja, ficando em primeiro lugar nas vendas de grão, seguido pelos Estados Unidos. Também fica em segundo lugar na produção de farelo de soja e óleo de soja, cuja liderança é ocupada pela Argentina.

A nossa produção de soja está em campos de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Cana-de-açúcar

Também somos líderes na produção de cana-de-açúcar, plantada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Celulose, Trigo e Laranja

Entre as experiências bem sucedidas de produção está a celulose e papel por meio das chamadas florestas plantadas, encontradas no Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Do Paraná e Rio Grande do Sul sai o trigo e a laranja é oferecida por São Paulo.

Carne

Entre os produtos que também dividem espaço entre os de maior rendimento para o agronegócio nacional está a carne bovina. O rebanho brasileiro é o segundo maior do mundo, liderado pela Índia. É, contudo, o primeiro na produção de frango e o quarto de carne suína.

A produção nacional de carne ocorre, em ordem de tamanho do rebanho, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tudo indica que o agronegócio vai continuar a ser um mercado próspero nos próximos anos:

Agronegócio
As previsões são otimistas para o agronegócio. Fonte: Conferência Nacional da Agricultura

O que é?

O agronegócio fez com que a paisagem rural mudasse. Antigamente se tinha a ideia do campo como zonas atrasadas, mas a produção de alimentos em escala industrial fez com que isso mudasse completamente.

O sistema envolve a uma complexa cadeia produtiva, que é o caminho percorrido por um produto desde a sua elaboração até o consumidor final.

Nesse intervalo está inserida a logística do agronegócio, composta por empresas e indústrias montadas exclusivamente para auxiliar cada etapa deste sistema.

Por exemplo: a carne bovina que chega ao prato envolve a fabricação de uma série de produtos impensáveis ao consumidor. Em primeiro lugar temos os estábulos, os pastos, rações, etc.

Igualmente, a seleção dos melhores animais, reprodução e cuidados de higiene. Há, ainda, as ferramentas, medicamentos, maquinários de transporte, abate, corte e distribuição.

Profissionais

O agronegócio é um setor que emprega 12% da população economicamente ativa do país, o que supõe 35% dos empregos do Brasil. Os dados são da Conferência Nacional da Agricultura, de 2015.

Além de técnicos, a agronegócios emprega profissionais especializados como veterinários, agrônomos, engenheiros agrônomos, químicos, biólogos, etc.

Para cada um desses itens há empresas e profissionais que atuam em diferentes momentos.No caminho da cadeia produtiva da produção de carne está a geração de muitos postos de trabalho e, principalmente, lucro.

Empresas

No Brasil atuam vários gigantes do agronegócio como a suíça Nestlé e a anglo-holandesa Unilever. No entanto, empresas nacionais como a JBS Friboi e a Brasil Foods cresceram e tem nas exportações suas maiores fontes de receitas.

Abaixo uma lista das maiores empresas do agronegócio no Brasil, em 2016:

Empresa Setor
Bunge Alimentos Óleos
Cargill Óleos
Souza Cruz Tabaco
Brasil Food Carnes, congelados
Unilever Molhos, sorvetes,temperos
Copersucar Açúcar e álcool
JBS Friboi Carnes bovinas, suínas
Nestlé Alimentos e sucos
ADM Cacau e insumos para indústria de alimentos

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.