Ciclo do Pau-Brasil


O ciclo do pau-brasil ocorreu durante a fase pré-colonial (1500-1530) do Brasil. Foi o primeiro produto a ser explorado pelos portugueses durante a época da colonização.

O pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica que já era utilizada pelos índios para o tingimento de tecidos. Assim, quando os portugueses notaram seu uso, começaram a explorar o pau-brasil e enviar para a Europa, onde já era muito apreciada, na medida que os árabes já comercializam uma planta tingidora que vinha da Índia.

Ciclo do Pau-BrasilPau-Brasil

A tinta do pau-brasil é de coloração vermelha e era encontrada sobretudo nas regiões costeiras, o que facilitou ainda mais sua exploração. Desde o início do século XVI, a Coroa Portuguesa recebia valores altos para a exploração do pau-brasil.

Foram necessárias três expedições para realizar a extração do pau-brasil: primeira expedição (1502), segunda expedição (1503) e terceira expedição (1504).

No entanto, durante anos de exploração, o pau-brasil chegou em processo de extinção. Isso dificultou a economia da metrópole, que rapidamente desenvolveu outras formas de enriquecer, por exemplo, com a produção da cana-de-açúcar, que já era cultivada em colônias portuguesas.

Para tanto, no início do século XVI os portugueses utilizaram o processo de trocas com os índios para conseguirem o pau-brasil.

Mais tarde, eles começaram a escravizar os índios, obrigando-os a cortarem as árvores, uma vez que os escravos africanos eram muito caros.

Essa imposição foi bem difícil para os portugueses, na medida que os índios fugiam e conheciam melhor o território. Além disso, eles contraíram diversas doenças do homem branco, o que levou a mortandade de milhares de indígenas.

Foi em 1570 que a escravidão indígena foi proibida pela primeira vez, no entanto, ela permaneceu até o final do século XVIII. Aos poucos, os índios foram substituídos pelos escravos africanos.

Ainda que a maior parte da exploração da madeira tenha sido realizada na primeira década, ela permaneceu até o século seguinte, quando perdeu sua importância no mercado consumidor. Isso porque o transporte era dispendioso e outro produto começava a ser comercializado: o açúcar.

Quer saber mais sobre o tema? Leia também os artigos:

Curiosidade: Você sabia?

Atualmente, o pau-brasil é utilizado por diversos grupos musicais na confecção de Instrumentos. A madeira possui uma densidade ideal que proporciona uma perfeição do timbre dos instrumentos fabricados por ela, principalmente violinos e violoncelos.

Saiba também outros ciclos econômicos do Brasil: