Geografia Enem: assuntos que mais caem

Juliana Bezerra

A prova de Geografia é aplicada no primeiro dia do Enem e está dentro de Ciências Humanas e suas tecnologias, que engloba História, Sociologia e Filosofia.

A disciplina de Geografia é versátil e permite relacionar vários conteúdos com tópicos de História e Sociologia. Além disso, privilegia temas da atualidade.

Portanto, é preciso dominar os principais tópicos e estar bem informado, pois a dica para o sucesso é saber fazer relação entre os temas.

Analisamos as provas de Geografia no Enem dos últimos anos, e fizemos um levantamento dos assuntos que mais tem caído no exame para você se preparar e conseguir uma vaga na universidade.

Confira nossa listagem e bons estudos!

Temas de Geografia que mais caíram no Enem

Nos últimos anos do Enem, ademais do conhecimento geral, notamos muitas questões relacionadas ao Brasil, principalmente na parte de Geografia Física.

1. Problemas ambientais

problemas ambientais

Os problemas do nosso planeta estão ligados diretamente às transformações no espaço geográfico devido às atividades antrópicas (humanas).

O avanço da industrialização e a utilização excessiva dos recursos naturais, vêm esgotando as reservas mundiais, produzindo grandes quantidades de resíduos, gerando desequilíbrio e impactos ambientais.

Geralmente, no prova do Enem, o candidato deve dominar os conceitos ligados aos problemas ambientais e relacioná-los com as devidas atividades humanas que os causaram. Devem ser estudados os impactos que geram ao planeta, e quais seriam as soluções para diminuir ou acabar com esses efeitos.

A poluição atmosférica e das águas, a destruição das paisagens, os problemas relacionados ao descarte de resíduos, são algumas da questões a serem enfrentadas na sociedade atual.

Esses textos serão úteis para estudar este tópico:

2. Geografia física

Geografia fisica

Assunto de grande importância no Enem, a Geografia Física aborda todos os aspectos com relação à paisagem, como o estudo do solo, relevo, clima e vegetação.

No Enem, este tópico é cobrado, especialmente, em questões relacionadas à Geografia Física do Brasil.

Sobre o estudo do solo é importante saber seu processo de formação e a utilização deste pelos seres humanos. Algumas questões na prova, por exemplo, podem citar características do terreno, exigindo que o candidato seja capaz de identificar o tipo ou a região mais comum de encontrá-lo.

Importante ainda, saber os impactos causado pela atividade humana, como o uso pela agricultura intensiva e as formas de recuperar ou proteger o solo.

Texto que irão te ajudar no estudo do solo:

Geomorfologia

Na parte de geomorfologia , estude a formação do relevo na litosfera. Os processos endógenos (placas tectônicas e vulcanismo) e os exógenos (vento, chuva, temperatura, seres vivos), que são os responsáveis pela transformação da superfície terrestre.

Compreenda as formas do relevo (planície, chapadas, planalto, montanhas e depressões) e tipos de rochas. Estude as estruturas geológicas (dobramentos modernos, maciços antigos ou escudos cristalinos, bacias sedimentares), principalmente do Brasil.

Esses são os textos que te auxilarão nessa parte:

Clima e Vegetação

Nos tópicos de clima e vegetação, estude suas características e os elementos que podem influenciar na mudança do "tempo". Entenda ainda as causas e os impactos das explorações nas florestas para o clima a curto e longo prazo.

Não esqueça de estudar os climogramas, pois há grande chance destes indicadores caírem nas provas, para que o aluno demonstre ter conhecimento da interpretação desse elemento.

Aqui você encontra textos para aumentar seus conhecimentos:

3. Água (hidrografia)

Agua

A água vem sendo abordada no Enem e nos vestibulares com bastante frequência, devido a sua extrema importância para a vida na Terra.

Estude sobre a disponibilidade da água no planeta, a atual crise no globo devido a sua má utilização e entenda as medidas preventivas para a economia desse recurso.

Veja também assuntos sobre a distribuição da água, gestão dos recursos hídricos, conflitos sociais por disputa de água e saneamento básico.

Ainda sobre hidrografia, faz-se necessário ler sobre as bacias hidrográficas do Brasil e do mundo, lagos e mares, águas subterrâneas e eutrofização.

Não pare por aqui e consulte textos sobre a água:

4. Urbanização

Urbanizacao

O crescimento das cidades está ligado ao movimento da população das áreas rurais para as urbanas, gerando o fenômeno da urbanização.

Uma boa análise do processo de urbanização no Brasil e no mundo é essencial. Entenda quais foram os fatores para que ocorresse esse crescimento e saiba diferenciar a urbanização verificada no países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento.

Importante ainda ver algumas subdivisões no processo de urbanização como a hierarquia urbana, redes urbanas, macrocefalia urbana e conurbação.

Veja os principais problemas das metrópoles, como mobilidade e seu impacto na vida do ser humano, desigualdade social, falta de segurança e o aumento da violência urbana.

Aprenda mais sobre urbanização:

5. População

Piramide Etaria

A população mundial registra um grande crescimento, mas quando comparamos diferentes regiões do planeta, vemos que existe uma grande disparidade em relação a cada área.

Entender os motivos sobre a desigualdade no crescimento demográfico mundial, as condições de vida da população e as políticas demográficas de cada país, podem garantir seu sucesso na prova.

Particularmente, espera-se que o candidato averigue as informações a partir da observação de gráficos. Por isso, você deve saber analisar o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH. Compare e estude o IDH de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento.

Aprenda a fazer a interpretação das pirâmides etárias e entenda seus contrastes entre os países, as alterações e previsões a partir do formato da pirâmide.

Temos tópicos sobre população para você:

6. Imigrações

migracoes

Imigração é um tema que está diretamente ligado ao movimento dos povos no planeta. Este ocorre por fatores econômicos, políticos ou desastres naturais.

Conhecer a história das imigrações, ajuda a compreender as sociedades desde a pré-história até os dias de hoje, pois essas mudanças no espaço ocorrem desde os tempos mais remotos.

Diferencie os conceitos entre migração, imigração e emigração e estude as causas que fazem um grupo migrar de uma área para outra e suas consequências. Saiba quais são os principais fluxos migratórios e imigratórios atuais para entender a dinâmica da mudança dos povos no planeta.

As questões geopolíticas deverão ser estudadas de perto. No Brasil, por exemplo, a crise na Venezuela, fez com que milhares de venezuelanos se instalassem no país, trazendo também alterações para o território nacional.

Não pare por aqui e consulte:

7. Industrialização e comércio

industrializacao

O processo industrial envolve a produção de bens e serviços, a qual transformam as cidades e o modo de vida da população local.

Por consequência, a expansão do comércio internacional está diretamente ligada ao desenvolvimento industrial, tecnológico e populacional.

Dessa forma, é preciso entender como foi realizado o desenvolvimento industrial no mundo, as fases da Revolução Industrial e como esta chega ao Brasil.

Merecem atenção na hora do estudo: saber identificar as áreas mais industrializadas, quais os tipos de indústria existentes, os produtos fabricados em cada região e como isto impacta no meio-ambiente.

Preparamos textos que podem te ajudar:

8. Geopolítica

Conflito China e Estados Unidos

Os acordos (ou desacordos) ocorridos entre os países estão presentes no Enem. Na prova de Geografia, pede-se que o candidato saiba analisar quais serão as consequências, em nível mundial, das decisões ocorridas entre os governantes.

Um dos assuntos que merece destaque nos estudos é o Brexit, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Assim, compreenda os motivos deste desligamento, e seu impacto para Europa e para o Reino Unido.

Igualmente, leia sobre a Guerra na Síria, a discussão entre a Coreia do Norte e Estados Unidos e a guerra comercial entre Estados Unidos e China

Atente-se ao atual cenário político brasileiro. Com a chegada do novo governo houve um giro na política externa brasileira. Por esta razão, entenda os projetos do atual presidente, em relação ao cenário internacional e os efeitos que suas atitudes podem trazer ao Brasil.

Quer saber mais? Estes textos te ajudarão:

Não deixe de treinar seus conhecimentos com 11 questões de geografia que caíram no Enem.

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.