Solo: o que é, horizontes e sua formação

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

O solo é a camada superior da superfície terrestre, composto por matéria orgânica e inorgânica. É nesta camada superficial, que se desenvolvem as atividades humanas, bem como a vida animal e vegetal.

É formado por sedimentos, ou seja, pela desagregação das rochas que compõem a crosta terrestre através da interação entre a água, o clima, o relevo e a ação dos seres vivos.

Formação e composição do solo

O solo é formado, primeiramente, pela desagregação da rocha-mãe. Isto é, as rochas que compõem a crosta terrestre quebram-se em partículas menores, chamadas sedimentos, através da ação das intempéries (sol, chuva, vento, etc.).

Esses sedimentos interagem também com elementos orgânicos, relacionados com os seres vivos existentes no meio, como folhas, frutos e animais em decomposição.

Através da interação entre os sedimentos e a matéria orgânica, os solos passam a adquirir camadas com cores, texturas, composições químicas e fertilidade diferentes, formando diferentes tipos de solo.

É o acúmulo dessas diferentes camadas que, ao longo de milhares de anos, formam-se os solos.

Horizontes do solo

Os horizontes são as camadas do solo e representam as diversas partes que compõem o solo. Em perfil, de cima para baixo, esses horizontes são conhecidos como:

  • Horizonte O - camada superficial, onde o ser humano vive, bem como os animais e plantas. Possui uma cor mais escura e é rica em matéria orgânica em decomposição, como folhas e resíduos vegetais.
  • Horizonte A - Logo abaixo do horizonte O, possui uma grande concentração de material orgânico (húmus) e uma porção de matéria inorgânica. É um pouco mais clara e contém sedimentos, raízes, pequenos animais (como insetos e aranhas) e microrganismos
  • Horizonte B - Predomínio de sedimentos, com pouca matéria orgânica e praticamente ausente de animais e raízes. Possui uma cor mais clara devido ao baixo acúmulo de nutrientes.
  • Horizonte C - Composto por fragmentos desprendidos da rocha matriz (também chamada de "rocha-mãe"). Apresenta também sedimentos e possui uma coloração próxima à rocha-mãe.
  • Horizonte R - Rocha que deu origem ao solo.

Horizontes do Solo

Tipos de Solo

Os diferentes tipos de solo são classificados de acordo com sua composição. Os principais são:

  • Calcário: solo pedregoso composto por cerca de 30% de cálcio em sua formação, pobre, pela falta de nutrientes e matéria orgânica e muito permeável.
  • Arenoso: também chamado de solo leve, devido à baixa concentração de água em sua composição. O solo arenoso possui uma baixa quantidade de matéria orgânica, sendo muito comum em zonas áridas e semi-áridas.
  • Argiloso: solo composto por mais de 30% de argila em sua composição. O solo argiloso é impermeável, seus minúsculos grãos facilitam sua compactação, impedindo a entrada de água e de ar. Apesar de ser um solo rico em matéria orgânica, o solo argiloso pode ser de difícil cultivo devido à baixa presença de ar, sendo um obstáculo para o desenvolvimento das raízes das plantas.
  • Humoso: o solo humoso ou humífero é um solo muito fértil, composto por até 70% de matéria orgânica (húmus). Esse material é resultado da união das partículas desprendidas das rochas-mãe com a ação das intempéries e a intensa atividade de agentes decompositores como as minhocas.

Complemente sua pesquisa:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.