Solo

O solo é a camada superior da superfície terrestre, composto por matéria orgânica e inorgânica. É formado pela desagregação das rochas que compõem o manto terrestre em conjunto com a água, o clima, o relevo e a ação dos seres vivos.

Formação e composição do solo

O solo é formado, primeiramente, pela desagregação da rocha-mãe. Isto é, as rochas que compõem o manto terrestre soltam partículas e essas partículas interagirem com o clima, sofrem a ação das intempéries (sol, chuva, vento, etc.).

A conjunção desses elementos interagem também com elementos orgânicos, relacionados com os seres vivos existentes no meio

Assim, o solo é composto de elementos orgânicos frutos da decomposição de restos animais e plantas, chamado de húmus e inorgânicos como as partes desprendidas das rochas.

Horizontes do solo

Os horizontes são as camadas do solo e representam as diversas partes que compõem o solo. Em perfil, de cima para baixo, esses horizontes são conhecidos como:

  • Horizonte O - É a parte superior do solo, composta, em geral, por material orgânico.
  • Horizonte A - Logo abaixo do horizonte O, possui uma grande concentração de material orgânico (húmus) e uma porção de matéria inorgânica.
  • Horizonte B - É a parte onde se acumula o material infiltrado no solo.
  • Horizonte C - Representa os fragmentos desprendidos da rocha-mãe.
  • Horizonte R - Rocha-mãe.

Tipos de Solo

Os diferentes tipos de solo são classificados de acordo com sua composição. Os principais são:

  • Calcário: solo pedregoso composto por cerca de 30% de cálcio em sua formação, pobre, pela falta de nutrientes e matéria orgânica e muito permeável.
  • Arenoso: também chamado de solo leve, devido à baixa concentração de água em sua composição. O solo arenoso possui uma baixa quantidade de matéria orgânica, sendo muito comum em zonas áridas e semi-áridas.
  • Argiloso: solo composto por mais de 30% de argila em sua composição. O solo argiloso é impermeável, seus minúsculos grãos facilitam sua compactação, impedindo a entrada de água e de ar. Apesar de ser um solo rico em matéria orgânica, o solo argiloso pode ser de difícil cultivo devido à baixa presença de ar, sendo um obstáculo para o desenvolvimento das raízes das plantas.
  • Humoso: o solo humoso ou humífero é um solo muito fértil, composto por até 70% de matéria orgânica (húmus). Esse material é resultado da união das partículas desprendidas das rochas-mãe com a ação das intempéries e a intensa atividade de agentes decompositores como as minhocas.

Complemente sua pesquisa:

Atualizado em