Exercícios sobre solo

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

Teste seus conhecimentos sobre solos com as questões a seguir. Aproveite os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas.

Questão 1

A formação do solo é resultado:

a) Apenas da ação de agentes orgânicos no meio ambiente.
b) Da deposição de materiais inorgânicos que se acumulam na superfície terrestre.
c) Da ação integrada e simultânea de fatores e processos.
d) Das transformações primárias que um material de origem sofre.

Alternativa correta: c) Da ação integrada e simultânea de fatores e processos.

O solo é formado quando um material de origem passa por determinados processos de transformação, que causam a sua decomposição. Se o material de origem é orgânico, então forma-se um solo orgânico. Um solo mineral é o tipo de solo formado quando o material de origem é uma rocha.

Por exemplo, sendo a rocha um material de origem, a ação de agentes climáticos, como temperatura e chuvas, podem levar a um processo chamado de intemperismo, ou seja, um “apodrecimento” da rocha, gerando uma camada entre o material de origem e a atmosfera, que é o solo.

Questão 2

Qual das alternativas a seguir apresenta os fatores que atuam de forma conjunta na formação do solo?

a) rochas, areia, água e temperatura.
b) magma, fatores bióticos, fatores abióticos e resíduos.
c) microrganismos, umidade, temperatura e minerais.
d) material de origem, clima, organismos, relevo e tempo.

Alternativa correta: d) material de origem, clima, organismos, relevo e tempo.

Material de origem: matéria-prima para a produção do solo. As rochas são os materiais de origem mais comuns, porém os solos também podem ser formados a partir de sedimentos ou resíduos vegetais.

Clima: chuvas e temperatura são agentes climáticos que provocam uma transformação no material de origem. No caso das rochas, o clima pode desencadear um processo de decomposição chamado de intemperismo.

Organismos: atuam como fonte de matéria orgânica e decompositores de materiais. São exemplos as plantas, bactérias, fungos, minhocas, etc.

Relevo: determina basicamente como ocorre a distribuição de água, gerando processos de acúmulo, infiltração ou erosão, que determinam o tipo de solo a ser formado.

Tempo: está relacionado com o grau de desenvolvimento de um solo, ou seja, o período de ação dos fatores e processos que desencadeiam o seu desenvolvimento.

Questão 3

Para a formação do solo deve ocorrer os processos de:

a) arenização, deslizamento, desmatamento e impermeabilização.
b) perdas, transformações, transportes e adições.
c) erosão, infiltração, sublimação e arenização.
d) climatização, salinização, desgaste e acúmulo de água.

Alternativa correta: b) perdas, transformações, transportes e adições.

Adições: materiais que são incorporados ou depositados, como a matéria orgânica de vegetais e outros organismos.

Perdas: ocorre a remoção de materiais através de, por exemplo, erosão e lixiviação.

Transformações: alterações químicas, físicas ou biológicas nos materiais formadores.

Transportes: movimentação de materiais dentro do solo.

Questão 4

O solo é a ________ da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo _______ da rocha-mãe e pela ______ de matéria orgânica.

As lacunas do texto são preenchidas corretamente na ordem que aparecem por:

a) camada inorgânica, surgimento e variação.
b) camada superficial, desgaste e decomposição.
c) camada orgânica, depósito e acumulação.
d) principal camada, complexo e variação.

Alternativa correta: b) camada superficial, desgaste e decomposição.

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo desgaste da rocha-mãe e pela decomposição de matéria orgânica.

Questão 5

As camadas horizontais de um solo são chamadas de horizontes. Essa classificação é baseada em critérios, como cor, textura e estrutura.

perfil do solo e horizontes

Observe o perfil de solo apresentado na imagem acima e relacione os horizontes com suas respectivas características.

I. Horizonte O
II. Horizonte A
III. Horizonte E
IV. Horizonte B
V. Horizonte C
VI. Horizonte R

a. Camada rica em fragmentos desprendidos da rocha-mãe.
b. Mistura de material orgânico e mineral, como argila e areia.
c. Horizonte rico em material infiltrado no solo, como sais minerais dissolvidos na água.
d. Camada superficial composta de grande quantidade de material orgânico, como restos de animais e vegetais.
e. Matriz mais arenosa do solo, onde ocorre remoção de argila e/ou matéria orgânica.
f. Rocha-mãe (material de origem).

A sequência correta é:

a) I.b. ; II.d. ; III.c. ; IV.f. ; V.a. ; VI.e.
b) I.a. ; II.f. ; III.e. ; IV.c. ; V.d. ; VI.b.
c) I.c. ; II.b. ; III.a. ; IV.d. ; V.a. ; VI.e.
d) I.d. ; II.b. ; III.e. ; IV.c. ; V.a. ; VI.f.

Alternativa correta: d) I.d. ; II.b. ; III.e. ; IV.c. ; V.a. ; VI.f.

Horizonte O: Camada superficial composta de grande quantidade de material orgânico, como restos de animais e vegetais.
Horizonte A: Mistura de material orgânico e mineral, como argila e areia.
Horizonte E: Matriz mais arenosa do solo, onde ocorre remoção de argila e/ou matéria orgânica.
Horizonte B: Horizonte rico em material infiltrado no solo, como sais minerais dissolvidos na água.
Horizonte C: Camada rica em fragmentos desprendidos da rocha-mãe.
Horizonte R: Rocha-mãe (material de origem).

Questão 6

Analise as afirmativas a seguir sobre os solos.

I. O material de origem determina se um solo será fértil ou pobre.
II. Uma rocha pode originar mais de um tipo de solo.
III. Solos férteis são formados a partir de rochas com muitos elementos nutrientes, enquanto que os solos pobres são derivados de rochas com poucos elementos nutrientes.
IV. A ação do calor do Sol e da água da chuva contribuem para as modificações que transformam rochas em solos.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II
b) III e IV.
c) II e III.
d) Todas estão corretas.

Alternativa correta: d) Todas estão corretas.

I. CORRETO. Rochas ricas em nutrientes produzem solos férteis, já rochas com poucos nutrientes produzem solos pobres.

II. CORRETO. Uma rocha só pode originar mais de um tipo de solo, pois a formação também depende de outros fatores.

III. CORRETO. Nutrientes, como fósforo, magnésio e potássio, são liberados a partir da decomposição de rochas, que apresentam esses elementos na forma de minerais.

IV. CORRETO. O clima é um dos fatores que influencia a formação do solo, pois pode ocasionar a degradação ou decomposição de rochas.

Questão 7

(Vunesp) De acordo com o geógrafo José Carlos Ugeda, além dos claros riscos de incêndios florestais, as queimadas podem — a longo prazo — destruir a “vida” do solo.

(Fabio Manzano. www.g1.globo.com, 23.08.2019. Adaptado.)

A destruição da “vida” do solo está relacionada, neste caso, com

a) a degradação da matéria orgânica, responsável pelo provimento de nutrientes para as plantas.
b) o aumento da umidade, responsável pela capacidade produtiva do solo.
c) a redução da erosão, responsável pela presença de micro-organismos no solo.
d) o aumento de potássio e nitrogênio, responsáveis pela fertilidade do solo.
e) a redução da compactação do solo, responsável pela proteção da matéria orgânica.

Alternativa correta: a) a degradação da matéria orgânica, responsável pelo provimento de nutrientes para as plantas.

Questão 8

(UFSM) Em relação ao solo, considere as afirmativas a seguir.

I → É um sistema composto de materiais minerais e orgânicos formado pela intemperização das rochas que fornecem os compostos minerais e, posteriormente, pela incorporação dos elementos orgânicos.

II → Forma-se em um intervalo de tempo, a partir da ação conjugada dos fatores de formação, como o clima, o relevo, a ação dos organismos vivos e a vegetação, sobre a rocha matriz que constitui o material de origem.

III → Constitui um recurso natural que é lentamente renovável, pois necessita de um tempo bastante longo para se formar; seu equilíbrio é muito delicado, apresentando limitações e demandando cuidados para seu uso.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.
b) apenas III.
c) apenas I e II.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.

Alternativa correta: e) I, II e III.

Questão 9

(UFPR) A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agricultáveis nos aspectos relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.

2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda nas taxas de infiltração e retenção de água.

3. O processo erosivo diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.

4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as paisagens.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Alternativa correta: e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

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Carolina Batista
Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).