Tipos de Solo no Brasil

No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa.

Cada tipo de solo possui algumas características particulares e possibilitam o desenvolvimento específico de algumas culturas.

Os principais tipos de solo no Brasil

No Brasil, sobressaem-se os solos argilosos formados pela decomposição de rochas basálticas, graníticas e gnaisses, oriundas de uma intensa atividade vulcânica no período de formação do continente americano.

Cada tipo de rocha-mãe é responsável pela formação dos diferentes tipos de solos brasileiros.

1. Massapê

O solo Massapê é um solo de formação a partir da decomposição de gnaisses de tonalidade escura como o calcário e filito.

Solo massapê
Solo massapê utilizado para o plantio da cana-de-açúcar

É um solo extremamente fértil, encontrado na Zona da Mata, próximo ao litoral nordestino, e largamente utilizado para o cultivo da cana-de-açúcar.

2. Aluviais

Os solos aluviais são formados a partir da sedimentação em planícies de materiais transportados pelos rios e ventos. Esse tipo de formação de solo é muito comum em zonas alagadas, várzeas e vales por todo o país.

Solos Aluviais
Solos Aluviais são formados pela ação da força dos rios, ventos e a sedimentação em planícies

Os solos Aluviais possuem um bom nível de fertilidade e são muito utilizados nas culturas de arroz e feijão.

3. Salmourão

O Salmourão é um solo pouco fértil encontrado, principalmente, no sul do Brasil. Mesmo não se tratando de um solo extremamente fértil e com um nível de acidez maior que outros tipos de solo, se receber um tratamento adequado, pode ser utilizado para a agricultura.

Solo Salmourão
O Salmourão possui um aspecto arenoso e mais claro que os outros solos

É composto, além de material orgânico, pela degradação de rochas gnaisses claras e, principalmente, rochas graníticas. Possui um aspecto mais arenoso e menos úmido.

4. Terra Roxa

A Terra Roxa é um tipo de solo, que apesar do nome, possui uma coloração avermelhada. É um solo argiloso e muito fértil. Sua coloração é causada pela sua formação a partir de rochas basálticas e a presença de magnetita e óxido de ferro.

Sollo Terra Roxa
O solo de Terra Roxa é extremamente fértil e é formado pela decomposição de rochas basálticas

É um tipo de solo muito comum em diversas regiões do país, largamente utilizado para a agricultura por conte de sua alta fertilidade. A Terra Roxa teve uma grande relevância para a expansão do cultivo de café no país.

O que é solo?

O solo é a parte mais superficial da crosta terrestre, é a parcela em que se depositam e decompõem toda a matéria orgânica.

Inicialmente, na formação do planeta, a superfície era formada apenas por rochas. Essas rochas sofrem a ação das intempéries e passam a se desgastar e se decompor, formando pequenas partes que se desprendem da rocha (rocha-mãe).

A formação do solo ocorre de acordo com uma série de fatores, principalmente, o desgaste da rocha-mãe e a acumulação de matéria orgânica: animais e plantas.

O que são as camadas do solo?

As camadas do solo, também chamadas de horizontes, representam as diversas partes que compõem o solo. Em geral, esses horizontes são conhecidos como:

  • Horizonte O - É o perfil superior do solo, composto por material orgânico.
  • Horizonte A - Logo abaixo possui uma grande concentração de material orgânico como o húmus e uma porção de matéria inorgânica.
  • Horizonte B - Zona de acumulação de material infiltrado no solo.
  • Horizonte C - Fragmentos desprendidos da rocha-mãe.
  • Horizonte R - Rocha-mãe.

Interessou? Veja também:

Referências Bibliográficas

SANTOS, H. G. dos; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C. dos; OLIVEIRA, V. A. de; LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; ALMEIDA, J. A. de; ARAUJO FILHO, J. C. de; OLIVEIRA, J. B. de; CUNHA, T. J. F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 5. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2018.