Solo Orgânico e Inorgânico


O solo é a camada que acoberta a superfície terrestre sendo formado basicamente por matéria orgânica e matéria inorgânica (componentes sólidos) através da ação de fatores climáticos e biológicos.

Vale lembrar que, além dos elementos sólidos, o solo é formado por componentes líquidos (água) e gasosos (gás carbônico, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, etc.) intimamente relacionados com a porosidade necessária para o desenvolvimento do solo.

Saiba mais sobre: A Importância do Solo.

Poluição do Solo

O solo é muito importante para a sobrevivência do ser humano, dos animais e das plantas, uma vez que todos retiram dele os alimentos necessários para sobreviverem.

No entanto, a poluição do solo a partir da utilização de produtos químicos (fertilizantes, agrotóxicos) e da quantidade de resíduos sólidos e líquidos, têm gerado diversos problemas ambientais, desde a perda de espécies e, consequentemente dos ecossistemas.

Composição do Solo

De acordo com sua composição, há dois tipos de solo: o orgânico e o inorgânico.

Solo Orgânico

Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.

O húmus, responsável pela fertilidade do solo, é o nome dado a matéria orgânica de coloração escura que fica depositada nesse tipo de solo através das condições aeróbicas, ou seja quando há presença de oxigênio, por exemplo, nos animais vertebrados e invertebrados.

Por sua vez, a turfa é o nome dado à matéria orgânica formada por processos anaeróbicos, que ocorrem com a ausência de oxigênio, por exemplo, os fungos e bactérias. É o solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas, sendo muito utilizado na agricultura.

Solo Inorgânico

Ao contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.

Esses elementos são chamados de coloides inorgânicos, os quais tem funções muito importantes para a desintoxicação do solo.

Os principais minerais que surgem nesse tipo de solo são o calcário, quartzo, mica, argila, dentre outros. Esse tipo de solo não é muito apropriado para agricultura, sendo encontrado, por exemplo, no deserto.

Os compostos inorgânicos são mais abundantes que os compostos orgânicos e ambos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas.

Para expandir seus conhecimentos, leia Tipos de Solo.

Adubos Orgânicos e Inorgânicos

Com a interferência humana e as mudanças climáticas na atualidade, muitos locais do mundo apresentam solos pobres em nutrientes. Para tanto, os adubos, compostos de matéria orgânica e inorgânica, devolvem ao solo os nutrientes necessários.

Assim, os adubos orgânicos são aqueles provenientes da matéria orgânica de origem vegetal ou animal, enquanto os adubos inorgânicos são obtidos através da extração de minerais.

Leia também sobre a Agricultura Orgânica.