Exercícios sobre rochas

Teste seus conhecimentos sobre rochas com as questões a seguir. Confira os comentários após o gabarito para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Questão 1

Rochas são agregados sólidos e naturais, estudados num ramo da Geologia chamado de Petrologia. De acordo com a composição, os materiais formadores de rochas são, EXCETO

a) Material vítreo
b) Matéria orgânica
c) Gases
d) Minerais

Alternativa correta: c) Gases.

Geralmente, as rochas são agregados naturais formadas por um ou mais minerais (rochas monominerálicas ou poliminerálicas), podendo ainda fazer parte da composição material orgânico e material vítreo.

Questão 2

De acordo com o processo de formação, as rochas podem ser agrupadas basicamente em três tipos:

a) amorfas, cristalinas e semicristalinas
b) orgânicas, inorgânicas e mistas
c) ígneas, sedimentares e metamórficas
d) monominerálicas, diminerálicas e poliminerálicas

Alternativa correta: c) ígneas, sedimentares e metamórficas.

O resfriamento e a solidificação do magma formam as rochas ígneas, também chamadas de magmáticas.

A degradação de rochas preexistentes e deposição de detritos na crosta terrestre formam as rochas sedimentares.

O crescimento de cristais em outros tipos de rochas em um processo chamado de metamorfismo forma as rochas metamórficas.

Questão 3

Qual a diferença entre rochas e minerais?

Resposta:

A rocha é um agregado natural, formado em muitos casos por dois ou mais minerais. Já os minerais são compostos químicos na maioria das vezes inorgânicos e homogêneos. Os minerais essenciais estão presentes em grandes quantidades e definem a natureza da rocha, enquanto os minerais acessórios estão em pequenas quantidades e são utilizados para distinguir rochas, sem afetar sua classificação.

Por exemplo, o granito é uma rocha formada pelos minerais quartzo, feldspato e mica.

Podem ainda existir rochas formadas apenas por um mineral, chamadas de monominerálicas, como é o caso do quartzito, constituído apenas por quartzo, que é classificado como rocha por se apresentar em grandes volumes na natureza.

Questão 4

O ciclo das rochas é um fenômeno natural e contínuo responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre com o passar tempo através de fenômenos, como

a) magmatismo, intemperismo e assoreamento
b) erosão, metamorfismo e fusão
c) ravina, voçoroca e desmatamento
d) lixiviação, sublimação e ação eólica

Alternativa correta: b) erosão, metamorfismo e fusão.

As rochas ígneas, sedimentares e metamórficas participam de um ciclo contínuo capaz de alterar suas características. Nesse processo, que leva milhões de anos para acontecer, pode ocorrer:

1. Transformação de rochas ígneas em sedimentares: a erosão é o desgaste que pode ocorrer em rochas ígneas por ação de agentes externos, como ventos e chuvas, causando um desgaste natural e originando sedimentos que são transportados e depositados até que um processo de compactação gere rochas sedimentares.

2. Transformação de rochas sedimentares em metamórficas: o metamorfismo de rochas sedimentares, pelo aquecimento e endurecimento das rochas acumuladas em camadas profundas de terra, origina rochas metamórficas.

3. Transformação de rochas metamórficas em ígneas: o derretimento de rochas, chamado de fusão, ocorre pela ação do calor e pressão. O endurecimento das larvas criadas a partir de rochas metamórficas gera rochas ígneas.

Questão 5

Relacione corretamente os exemplos de rochas (coluna 2) com seus respectivos tipos (coluna 1).

Tipos de rochas Exemplos
I. Rochas metamórficas a. Arenito e calcário
II. Rochas magmáticas b. Mármore e quartzito
III. Rochas sedimentares c. Basalto e granito

A sequência correta é:

a) I.b; II.c; III.a
b) I.c; II.b; III.a
c) I.a; II.c; III.b
d) I.a; II.b; III.c

Alternativa correta: a) I.b; II.c; III.a

I.b. o processo de metamorfismo origina rochas metamórficas, como mármore e quartzito.

II.c. Rochas magmáticas se originam do resfriamento e solidificação do magma. O basalto é um tipo de rocha magmática vulcânica formada por um processo de extrusão. Já o granito é um tipo de rocha magmática plutônica formada por um processo de intrusão.

III.a. Rochas metamórficas se originam de partículas sedimentares que foram compactadas com o passar do tempo, como arenito e calcário.

Questão 6

(FATEC) Assinale a alternativa correta sobre o trabalho dos agentes externos na formação do relevo terrestre.

a) A erosão é o desgaste das rochas gerado pelo intemperismo ou pela ação dos ventos e das águas.
b) O tectonismo resulta do movimento do magma sob a crosta terrestre, produzindo falhamentos, dobramentos e abalos sísmicos.
c) O intemperismo químico produz a desintegração mecânica das rochas e é mais encontrado nas áreas desérticas quentes e frias.
d) A ação erosiva dos ventos é mais intensa nas regiões tropicais, em função do grande número de tempestades ao longo do ano.
e) O vulcanismo é um dos principais meios de construção do relevo terrestre, responsável por um grande número de ilhas no chamado “círculo de fogo”.

Alternativa correta: a) A erosão é o desgaste das rochas gerado pelo intemperismo ou pela ação dos ventos e das águas.

Erosão e intemperismo são fenômenos complementares. Água e vento são agentes exógenos que atuam para formação de rochas e solos. A erosão ocorre quando partículas de rochas, que passaram por desgaste ou desagregação pelo intemperismo, são transportadas e depositadas.

Questão 7

(UFRGS) Considere as afirmações abaixo, sobre os tipos de rochas encontrados na crosta terrestre.

I. Rochas ígneas, formadas pela solidificação do magma em profundidade, são chamadas de vulcânicas.

II. Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.

III. Rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de rochas preexistentes, submetidas a grandes pressões e a grandes temperaturas.

Quais estão corretas?

a) I, II e III.
b) Apenas II e III.
c) Apenas III.
d) Apenas II.
e) Apenas I.

Alternativa correta: b) Apenas II e III.

ERRADA. São chamadas de rochas magmáticas, formadas em altas temperaturas pela solidificação do magma em profundidade.

CORRETA. O acúmulo e compactação de sedimentos provenientes de outras rochas que sofreram desgaste formam as rochas sedimentares.

CORRETA. As rochas metamórficas são classificadas em parametamórficas, quando originadas de rochas sedimentares, e ortometamórficas, a partir de rochas ígneas.

Questão 8

(Vunesp) Denomina-se erosão a degradação e decomposição das rochas e as modificações provocadas pelas variações de temperatura, ação da água e do vento, seu transporte e deposição. Este processo também pode ser induzido ou acelerado pela ação humana. Assinale a alternativa que contém, corretamente, um tipo de erosão e respectiva técnica de controle.

a) Eólica/calagem.
b) Laminar/terraceamento.
c) Pluvial/assoreamento.
d) Glacial/gabiões.
e) Fluvial/desmoronamento.

Alternativa correta: b) Laminar/terraceamento.

A erosão laminar é resultado da retirada superficial de sedimentos do solo com o escoamento da água, ou seja, é a lavagem superficial do solo. A técnica de terraceamento previne a degradação causada pelo escoamento através do parcelamento do terreno.

Adquira mais conhecimento com os conteúdos: