Ciclo das Rochas


O ciclo das rochas é um fenômeno natural cíclico, continuo e infinito, que envolve os processos de transformação das rochas através do tempo e que ocorrem através da erosão ou do intemperismo.

Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre (parte sólida da Terra).

Classificação das Rochas

Para compreender melhor como esse processo ocorre, devemos considerar os diferentes tipos de rochas:

  • Rochas Magmáticas (rochas ígneas): obtidas pelo processo de intemperismo (condições atmosféricas) são as primeiras rochas do planeta que se solidificaram com o resfriamento do magma pastoso da Terra, por exemplo, o granito.
  • Rochas Sedimentares (rochas estratificadas): obtidas pelos processos de intemperismo e erosão de rochas primitivas, que resultaram no acúmulo de diversos sedimentos (sedimentação). Um exemplo de rocha sedimentar é a argila.
  • Rochas Metamórficas: obtidas por processos associados aos agentes do intemperismo (temperatura e pressão), esse tipo de rocha surge da transformação de outras rochas apresentando nova composição e características, por exemplo, o mármore. O processo de transformação de outras rochas em metamórficas é chamado de metamorfismo.

Saiba mais sobre os Tipos de Rochas.

Resumo do Ciclo das Rochas

Ciclo das RochasIlustração do Ciclo das Rochas

O ciclo das rochas é dividido em diversas etapas, a saber:

  • Magma: o estágio inicial do ciclo das rochas começa no interior da terra, quando o magma (rocha fundida ou lava), massa pastosa mineral, é expelido através de uma atividade vulcânica. Com altas temperaturas, no momento em que chega a superfície, o magma sofre um resfriamento.
  • Cristalização (congelamento das rochas): com o resfriamento do magma, ocorre a cristalização dessa massa mineral, o que dá origem as rochas chamadas de magmáticas (ou ígneas).
  • Erosão: processo natural resultante do desgaste do relevo, a erosão pode ocorrer pela força da água e do vento.
  • Sedimentação: após o processo de erosão, diversas camadas de sedimentos são depositadas nas camadas mais baixas (bacias sedimentares), levando ao processo de formação das rochas sedimentares.
  • Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da temperatura e pressão, o que transforma sua composição originando as rochas metamórficas.
  • Fusão: mesmo com essa transformação, a temperatura continua agindo em sua superfície, e assim resulta na fusão do magma, que a transforma novamente em rocha ígnea. Após milhões de anos, o ciclo se reinicia.

Entenda melhor sobre os temas: