Ciclo das Rochas: o que é e como ocorre

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

O ciclo das rochas é um fenômeno natural cíclico, continuo e infinito, que envolve os processos de transformação das rochas através do tempo e que ocorrem através da erosão ou do intemperismo.

Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre (parte sólida da Terra).

Classificação das rochas

Para compreender melhor como esse processo ocorre, devemos considerar os diferentes tipos de rochas:

Rochas Magmáticas (rochas ígneas): obtidas pelo processo de intemperismo (condições atmosféricas) são as primeiras rochas do planeta que se solidificaram com o resfriamento do magma pastoso da Terra, por exemplo, o granito e o basalto.

Rochas Sedimentares (rochas estratificadas): obtidas pelos processos de intemperismo e erosão de rochas primitivas, que resultaram no acúmulo de diversos sedimentos (sedimentação). Um exemplo de rocha sedimentar são o arenito e o calcário.

Rochas Metamórficas: obtidas por processos associados aos agentes do intemperismo (temperatura e pressão), esse tipo de rocha surge da transformação de outras rochas apresentando nova composição e características, por exemplo, o mármore e o gnaisse. O processo de transformação de outras rochas em metamórficas é chamado de metamorfismo.

Saiba mais sobre os tipos de rochas.

Como ocorre o ciclo das rochas

Ciclo das RochasIlustração do Ciclo das Rochas

O ciclo das rochas é dividido em diversas etapas, a saber:

1. Magma: o estágio inicial do ciclo das rochas começa no interior da terra, quando o magma (rocha fundida ou lava), massa pastosa mineral, é expelido por uma atividade vulcânica. Com altas temperaturas, no momento em que chega a superfície, o magma sofre um resfriamento.

2. Resfriamento (solidificação das rochas): com o resfriamento do magma, ocorre a cristalização dessa massa mineral, o que dá origem às rochas magmáticas (ou ígneas).

3. Intemperismo: processo natural resultante do desgaste do relevo, a erosão pode ocorrer pela força da água e do vento.

4. Sedimentação e compactação: após o processo de erosão, diversas camadas de sedimentos são depositadas nas camadas mais baixas (bacias sedimentares), levando ao processo de formação das rochas sedimentares.

5. Enterro Tectônico e Metamorfismo: Com o passar do tempo, as rochas sedimentares vão sendo enterradas e sofrendo processos químicos e físicos por meio da temperatura e pressão, o que transforma sua composição originando as rochas metamórficas.

6. Fusão (derretimento): mesmo com essa transformação, a temperatura continua agindo em sua superfície, e assim resulta na fusão do magma, que a transforma novamente em rocha ígnea. Após milhões de anos, o ciclo se reinicia.

Entenda melhor sobre os tema:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.