Intemperismo


O intemperismo ou meteorização é um conjunto de processos de natureza física, química e biológica que colabora com a formação do relevo e do clima no mundo, posto que interfere nas transformações das rochas além de contribuir na formação do solo.

O intemperismo está intimamente relacionado com os agentes transformadores e modeladores do relevo, denominados respectivamente de “agentes endógenos” (que ocorrem no interior da terra) e “exógenos” (que ocorrem na superfície do planeta).

Agentes de Intemperismo

Os principais agentes do processo de intemperismo são provenientes das condições atmosféricas como a temperatura, o clima, a ação dos ventos, da água, do relevo, dos tipos de rochas e ainda da ação humana.

Tipos de Intemperismo

Segundo o tipo de processo que ocorre, o intemperismo pode ser classificado:

  • Intemperismo Físico: também chamado de "intemperismo mecânico", ocorre por meio de processos físicos, com a fragmentação das rochas formando assim diversos tipos de sedimentos (por exemplo, a areia). É influenciado sobretudo, pela variação de temperatura e de pressão. Com isso, o processo de dilatação das rochas, favorece sua fragmentação.
  • Intemperismo Químico: por meio de reações químicas que ocorre através da ação dos ventos, da água e da temperatura, o intemperismo químico resulta nas alterações e transformação dos minerais, alterando assim, a composição química das rochas. Os principais processos químicos que ocorrem nesse tipo de intemperismo são: a hidrólise, a hidratação, a oxidação, a redução, a carbonatação e a dissolução.
  • Intemperismo Biológico: por meio de processos biológicos, esse tipo de intemperismo é provocado principalmente pela decomposição dos seres vivos, favorecendo assim, a transformação das rochas e o enriquecimento do solo.

Intemperismo e Erosão

A erosão é um processo natural provocado também pela ação humana. Resulta no desgaste das rochas e do solo levando ao transporte de matéria e partículas.

Embora a erosão e o intemperismo colaborem com as alterações do relevo, a erosão difere do intemperismo na medida que não envolve processos físicos (decomposição), químicos (desagregação) ou biológicos que alteram a natureza dos materiais. Em outras palavras, o intemperismo é um processo anterior à erosão.

Saiba mais sobre o tema, com a leitura dos artigos: