Escudos Cristalinos


Os escudos cristalinos ou maciços antigos representam um tipo de formação geológica muito resistente que se formam em áreas de baixa altitude.

Constituído de rochas cristalinas (metamórficas e magmáticas), o escudo cristalino corresponde a formação rochosa terrestre mais antiga, os quais foram formados durante o período pré-cambriano (arqueozoico e proterozoico).

Esse tipo de formação apresenta diversos recursos minerais (metálicos e não metálicos), por exemplo: granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto, feldspato, minério de ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel. Os escudos cristalinos são encontrados em terrenos de grande estabilidade tectônica.

Dobramentos Modernos e Bacias Sedimentares

Além dos escudos cristalinos, a estrutura geológica da terra apresenta também os dobramentos modernos e as bacias sedimentares.

Os dobramentos modernos são resultantes das erupções vulcânicas que surgiram no início do período terciário da era cenozoica.

As bacias sedimentares são terrenos de depressão onde foram acumulados sedimentos durante o passar do tempo. Foram formadas durantes as eras paleozoica, mesozoica e cenozoica.

Crátons

Os crátons ou cratões representam uma estrutura geológica formados por rochas muito antigas os quais são ricos em minerais. São classificados de duas maneiras:

  • Escudo Cristalino: são encontrados na superfície.
  • Embasamento Cristalino: áreas cobertas por intensa atividade sedimentar.

Como se formam os Escudos Cristalinos?

Os Escudos cristalinos são formados por intensos processos de erosão em áreas de tectonismo estáveis. Por serem formadas, em grande parte, por rochas magmáticas ou ígneas, os escudos cristalinos são também constituídos pela solidificação de magma terrestre decorrente de atividade vulcânica.

Saiba mais sobre os Tipos de Rochas.

Escudos Cristalinos Brasileiros

Cerca de 36% do território brasileiro é formado pelos escudos cristalinos, dos quais se destacam:

  • Escudo das Guianas: localizado no extremo norte do Brasil.
  • Escudo do Brasil Central: localizado na região centro-norte do Brasil.
  • Escudo Atlântico: localizado na região centro-leste do Brasil.

Complemente sua pesquisa com a leitura do artigo: Estrutura Geológica do Brasil.