Bacia Sedimentar


A bacia sedimentar é um tipo de formação geológica rochosa formada nas depressões de relevo (áreas rebaixadas) que com o tempo, foram acumulando sedimentos, daí surge seu nome.

São formadas por várias camadas de sedimentos superpostas que podem ser restos de animais e vegetais, rochas, conchas, ossos, dentre outros.

As bacias sedimentares, que estão em constante processo de renovação, podem ser consideradas como formações geológicas antigas (eras paleozoica e mesozoica) ou recentes (era cenozoica).

Sendo assim, nas camadas mais inferiores, os sedimentos depositados são mais antigos, enquanto nas camadas superiores são de origem mais recente.

Escudos Cristalinos e Dobramentos Modernos

Além das bacias sedimentares, outros tipos de formações geológicas que constituem a geologia terrestre são os escudos cristalinos e os dobramentos modernos.

Os escudos cristalinos são dobramentos antigos que surgiram ao longo do período pré-cambriano constituindo baixos planaltos e maciços arredondados.

Já os dobramentos modernos surgem do choque das placas tectônicas que ocorreram no início do período terciário da Era Cenozoica.

Por isso, os locais onde apresentam esse tipo de formação geológica revelam uma instabilidade, por exemplo, nas áreas de vulcões e falhas tectônicas.

Saiba mais sobre a Estrutura Geológica do Brasil.

Importância das Bacias Sedimentares

A despeito de servirem para o aprofundamento dos estudos de geologia e dos fósseis, revelando a evolução da vida na terra, as bacias sedimentares possuem grande importância econômica, visto que os sedimentos acumulados durante milhões de anos, são responsáveis pela presença de recursos orgânicos utilizados como fontes de energia, por exemplo, o carvão mineral, a hulha, gás natural e o petróleo.

Além deles, as rochas inorgânicas que compõem as bacias sedimentares dão origem ao arenito e calcário, utilizados na construção civil.

Veja também os artigos:

Bacias Sedimentares Brasileiras

Cerca de 60% do território brasileiro, ou seja, aproximadamente 6 milhões de km2, é formado por bacias sedimentares de pequena e grande extensão. Elas foram formadas durante as eras Paleozoica, Mesozoica e do Cenozoica, das quais se destacam:

  • Bacia Sedimentar do Amazonas
  • Bacia Sedimentar do Araripe
  • Bacia do São Francisco
  • Bacia Sedimentar Potiguar
  • Bacia Sedimentar do Parnaíba
  • Bacia Sedimentar do Pantanal
  • Bacia Sedimentar do Paraná
  • Bacia do Recôncavo Tucano