Carvão Mineral


O carvão mineral é um combustível fóssil muito usado atualmente nas siderúrgicas e usinas termoelétricas para produção de energia. É um recurso natural não-renovável originado de restos de plantas ao longo de milhões de anos.

Carvão Mineral

Formação do Carvão

O carvão mineral ou carvão fóssil é originado de restos de vegetais que viveram há milhões de anos em locais pantanosos. À medida que esses vegetais morriam suas partes foram se acumulando nos fundos lodosos dos terrenos.

Devido à ação da temperatura e da pressão ao longo de milhares de anos esses restos se transformaram em rochas, formando as jazidas de carvão. Esse processo é denominado encarbonização e envolve condições biológicas e geológicas específicas, por exemplo, uma vegetação densa em solo pantanoso.

Tipos de Carvão

O carvão é composto de hidrocarbonetos, ou seja, na sua composição há principalmente carbono e hidrogênio, além de enxofre e outros elementos. A quantidade de carbono presente na sua estrutura determina o tipo de carvão. Quanto maior o teor de carbono, mais puro e maior o poder energético do carvão.

São quatro os tipos de carvão: Turfa, Hulha, Linhito e Antracito .

Turfa

É um material composto de camadas com restos de vegetais, como galhos e raízes bem conservados. É o primeiro estágio da formação do carvão, formado num tempo geológico relativamente curto. Apesar de inflamável, não é usado como combustível nas indústrias, por conter baixo teor de carbono.

É reconhecido o seu poder de absorver e isolar outros compostos de hidrocarbonetos, desse modo é usado em derramamentos de petróleo.

Linhito

Carvão MineralMina de extração de linhito a céu aberto

Na etapa seguinte à turfa é formado o primeiro tipo de carvão chamado linhito. Nesse estágio, a massa vegetal está mais compacta e com maior teor de carbono, formando uma massa escura. Por suas características é empregado na siderurgia.

Hulha

A hulha é composta de restos vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, minerais e água. Seu teor de carbono é maior do que o linhito (cerca de 80%), e é empregada tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferro. Além disso, possui impurezas usadas para produzir substâncias de emprego industrial.

A partir da hulha pode ser produzido o coque através de processos artificiais. Aquece-se o carvão em ambiente fechado, sem que ele entre em combustão. O coque produzido desse modo é muito utilizado nas indústrias modernas.

Antracito

O antracito é o estágio mais puro e com maior teor de carbono, além disso possui poucos elementos voláteis. Apresenta cor preta e brilhante e alto poder calorífico, queimando mais lentamente e produzindo pouca fuligem, o que o torna mais caro.

Vantagens e Desvantagens

O carvão é extraído do solo em minas a céu aberto o que representa grandes riscos para o meio ambiente e para os operários, principalmente das variedades mais inflamáveis de carvão.

Carvão MineralUsina de produção de energia com carvão

Os impactos das usinas que usam o carvão como combustível também são grandes. Elas produzem resíduos sólidos tóxicos, além das emissões de gases altamente poluentes, como mercúrio, cádmio e chumbo e da poluição térmica produzida com o aquecimento de caldeiras.

Leia também Energia Térmica.