Biodiesel
O biodiesel é um biocombustível líquido considerado uma fonte de energia renovável, que substitui o uso de combustíveis fósseis.
É produzido a partir de fontes vegetais ou animais. Por isso, é um produto natural e biodegradável com baixo teor poluente. Representa uma alternativa para substituir os combustíveis derivados do petróleo, os quais são poluentes.
Ele é usado sobretudo, na área dos transportes, como combustível em automóveis, caminhões, tratores, substituindo o óleo diesel, um dos mais poluentes.
Também é usado na geração de calor e eletricidade. Isso porque os biocombustíveis são produzidos através da energia da biomassa. O biogás e o bioetanol também são exemplos de biocombustíveis.
Produção de Biodiesel
O biodiesel é composto por ésteres e óleos de origem vegetal, como o óleo de girassol, soja, canola, mamona, algodão, dentre outros.
A produção de biodiesel é realizada mediante a mistura de óleo vegetal ou gordura animal em metanol ou etanol, na presença de um catalisador. Esse processo é chamado de transesterificação.
Os óleos e as gorduras são constituídas, principalmente, por triglicerídeos. Os triglicerídeos possuem três longas cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerina.
Ao reagir com o álcool (metanol ou etanol), as três cadeias de ácidos graxos desligam-se da glicerina e dão origem a uma molécula de biodiesel.
Podemos descrever a obtenção de um biodiesel por meio da seguinte reação química:
Pelo processo de decantação, a glicerina é separada e o biodiesel é purificado e filtrado.
A glicerina é, portanto, um subproduto do processo. Ela é usada pela indústria de cosméticos, de alimentos e farmacêutica.
Leia também sobre Esterificação.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
- Reduz a emissão de gases poluentes
- Diminuição do efeito estufa e da poluição atmosférica
- Fonte de energia renovável, considerada uma forma de energia limpa
- Substitui o uso de combustíveis fósseis
- Aumenta vida útil dos motores
- Facilidade de armazenamento e transporte
- Geração de emprego e renda
- Menores custos que o petróleo (alternativa econômica)
- Baixo risco de explosão
- Não é tóxico, nem corrosivo
Desvantagens
- Aumento do desmatamento
- Elevação nos custos dos insumos
- Produção mais baixa de energia
- Mais caro que o diesel
- Poucos postos de abastecimento
Biodiesel no Brasil
O Brasil é um dos maiores produtores de biodiesel do mundo. Isso resulta em diminuição da poluição e ainda gera mais empregos e renda, favorecendo o desenvolvimento econômico e social.
Nesse caso, é vantajoso posto que o país apresenta grandes extensões de terras cultiváveis, as quais podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas com baixo custo de produção.
A soja é a espécie cultivada no Brasil em escala suficiente para a produção e comercialização do biodiesel.
A Petrobras é a empresa brasileira que produz o biodiesel. Os principais estados produtores são: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul.
Saiba mais sobre o tema, leia também:
MAGALHÃES, Lana. Biodiesel. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/biodiesel/. Acesso em: