Etanol


Etanol ou álcool etílico é um composto orgânico da família dos álcoois, cuja fórmula molecular é CH3 – CH2 – OH (o mesmo que C2H6O).

Líquido e incolor, o etanol se dissolve facilmente em água porque é uma molécula polar. Tem um cheiro muito peculiar e seu ponto de ebulição é atingido aos 78 ºC, enquanto seu ponto de fusão é atingido a -114 ºC.

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, logo atrás dos Estados Unidos da América (EUA). Juntos, ambos são responsáveis por 70% da produção desse composto.

Fórmula Estrutural

Fórmula estrutural do etanol

O etanol é formado por dois átomos de carbono ligados a cinco átomos de hidrogênio. Além desses, apresenta um átomo de oxigênio ligado a um de hidrogênio, a chamada hidroxila (OH).

Seu carbono realiza apenas ligações simples, motivo pelo qual é saturado.

Produção

No Brasil, a principal matéria-prima é a cana-de-açúcar. Além da cana-de-açúcar, o etanol pode ser obtido através da fermentação dos açúcares constantes na beterraba, na mamona, no milho na soja, dentre outros.

Após a cana-de-açúcar ser colhida e lavada para a retirada de impurezas, a produção segue os seguintes passos:

  1. Trituração, após a qual surge o bagaço.
  2. Concentração e Cristalização, após a qual são obtidos o açúcar escuro e o melaço.
  3. Fermentação do melaço, sendo daí obtido o vinho fermentado.
  4. Destilação do vinho fermentado, sendo daí obtido o etanol.

Vantagens e Desvantagens

Dentre as vantagens do etanol, podemos citar o fato de ele não poluir como a gasolina. Isso acontece porque o etanol não produz dióxido de enxofre (SO2).

Além de ser menos poluente, acresce o fato de o seu preço ser inferior ao da gasolina. Esses dois motivos levam à escolha entre os dois combustíveis.

A desvantagem é que a produção de etanol requer a existência de grandes extensões de terra para plantio. Uma das consequências são os danos ambientais oriundos de desmatamentos.

Outro efeito é a fome, porque muitas terras que poderiam ser utilizadas para cultivar alimentos que satisfizessem a fome das pessoas são utilizadas para o plantio da matéria-prima do etanol.

Propriedades

  • Altamente inflamável
  • Tóxico
  • Solúvel em água
  • pH neutro
  • Molécula polar
  • Ebulição aos 78 ºC
  • Fusão aos -114 ºC

Aplicações

No Brasil, a maior parte de etanol é utilizada como combustível, mas também como matéria-prima de tintas e solventes.

Há também o etanol hidratado, que possui 5% de água. O mesmo é utilizado na fabricação de alimentos e bebidas, produtos de limpeza, medicamentos, perfumes e combustível.

Leia também: Álcoois, Características do Álcool, Metanol e Biocombustíveis.