Fontes Alternativas de Energia


As fontes alternativas de energia reúnem as formas de produção de energia que causam menor impacto ambiental no planeta sendo assim, pouco poluentes. As energias alternativas são derivadas de fontes de energias renováveis (ou energia limpa) na medida que não cessam e se renovam na natureza espontaneamente.

Cada vez mais são utilizadas no mundo como fontes alternativas em relação as fontes de energia mais convencionais que muitas vezes causam forte impacto ambiental, tal qual a queima de combustíveis fósseis.

Nesse sentido, vale lembrar que as fontes de energia não renováveis (energia suja) os recursos naturais, se explorados indefinidamente, se esgotam na natureza.

No Brasil, a fonte de energia mais utilizada é a hidráulica, no entanto, problemas atuais como a escassez da chuva e consequentemente a evaporação das águas dos rios, tem levado ao desenvolvimento de outras fontes de energia alternativas, por exemplo, a solar e eólica.

Vantagem e Desvantagem

A principal vantagem da utilização das fontes de energia alternativas é, sem dúvida, o baixo impacto ambiental que geram. No geral, como desvantagem da escolha de fontes alternativas de energia podemos citar os altos custos para implementação e manutenção de tais sistemas.

Tipos de Energia

Segue abaixo os principais tipos de fontes de energia alternativas:

Energia Hidráulica

A energia hidráulica ou hidrelétrica utiliza a água como fonte principal de produção de energia. São utilizadas pela força das massas de águas dos rios, lagos e mares.

As Usinas hidrelétricas são exemplos da utilização da energia hidráulica que é transformada em energia mecânica pelas turbinas e por fim, em energia elétrica. É uma das produções de energia mais utilizadas no mundo e embora seja considerada alternativa, ela pode gerar alguns impactos.

Assim, ela pode causar um grande impacto ambiental, por exemplo, com a construção de barragens e alagamentos de zonas, o que leva a perda do habitat natural de diversos animais. Além disso, também podem gerar impactos sociais, por exemplo, com o alagamento de territórios onde existem povos ribeirinhas.

Energia dos Oceanos

Além da energia hidráulica dos rios e lagos, a partir da força das águas do mar tem-se a chamada força da mare-motriz. Esse tipo de energia é proveniente da força das correntes marítimas (marés, ondas), gerando a energia elétrica.

Energia Solar

A Energia Solar é produzida pela energia dos raios solares e, portanto, é inesgotável na natureza. É uma das mais exploradas na atualidade como fonte de energia alternativa limpa e não poluente.

As placas solares e as células fotovoltaicas estão sendo muito utilizadas nas residências, de forma que captam a energia solar (luminosa), e depois transformam em energia elétrica. São utilizadas também para o aquecimento de água (energia térmica).

Energia Eólica

Outra importante fonte de energia alternativa é a energia eólica, produzida pela força dos ventos. Utilizada para bombear água e produzir eletricidade, muitos países estão escolhendo a energia eólica, por ser uma fonte limpa e de fácil implementação. Ainda que seja pouco representativa em relação as outras fontes de energia, ela vem ganhando espaço no cenário mundial.

A energia eólica transforma energia mecânica em energia elétrica através dos aerogeradores, espécies de cata-ventos ou de moinhos, localizados em espaços abertos que possuem grande incidência de correntes de ar (vento). Alguns dos impactos que causa é a poluição visual e poluição sonora.

Biomassa

A Biomassa, produzida através de resíduos de matéria orgânica (geralmente de origem vegetal), torna-se uma ótima alternativa, por exemplo, para produção de energia térmica e de combustíveis: álcool, biogás e biodiesel.

Os principais materiais utilizados são a cana de açúcar, beterraba, milho, mandioca, eucalipto, lenha e óleos vegetais (mamona, dendê, soja, etc.). Interessante notar que ela pode ser produzida pelo reaproveitamento de resíduos (lixos) municipais e outros detritos, que através da combustão gera combustíveis. Note que a combustão libera dióxido de carbono na atmosfera, prejudicando o ambiente.

Saiba mais sobre As Características do Dióxido de Carbono.

Diferente de outras fontes de energia alternativas que possuem elevado custo de implementação e manutenção, a biomassa é de baixo custo, e por isso é considerada uma das importantes fontes de energia do século e ainda, uma ótima alternativa para as fontes não renováveis como o petróleo e carvão mineral, na medida que produz baixo impacto ambiental.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica ou geotermal é obtida pelo calor proveniente do interior do planeta Terra. Trata-se de uma fonte de energia alternativa que produz eletricidade através das centrais geotérmicas que perfuram o solo até atingir o interior da Terra.

Ela é uma fonte de energia muito antiga, ou seja, já era utilizada por povos da antiguidade, seja para cozinhar ou as aquecer casas. Embora seja uma energia limpa (energia renovável) se utilizada de maneira inadequada pode trazer diversos danos ao planeta, tal qual a alteração geológica.