Energia Geotérmica

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo.

Do grego, a palavra “geotérmica” é formada pelos termos “geo”, que significa Terra, e “therme”, correspondente à temperatura.

Esse tipo de recurso energético é obtido por meio das rochas quentes, (secas e úmidas) e o vapor quente provenientes do interior da Terra.

A energia geotérmica começou a ser explorada no início do século XX, embora já fosse utilizada pelos povos antigos para banhos e cozinhar alimentos nas chamadas fontes termais. Atualmente ela é produzida nas centrais geotérmicas, local em que ela é transformada em energia elétrica.

Por ser um recurso natural renovável produz baixo impacto ambiental, sendo aproveitada atualmente para cozinhar, aquecer casas, edifícios, piscinas e ainda, na produção de estufas para vegetais.

Observe que as famosas “termas” de águas quentes, são exemplos da água geotérmica, aquecida no interior da terra pelo contato com rochas muito quentes.

Usinas Geotérmicas

As Usinas ou Centrais Geotérmicas são os locais de produção desse tipo de energia, sendo implantada próxima aos locais onde há grande quantidade de vapor e água quente. Dessa maneira, os reservatórios geotérmicos fornecem a energia necessária para alimentar os geradores de turbina, produzindo assim, a eletricidade. Em 1904, foi construída a primeira Usina Geotérmica do mundo, na cidade de Larderello, Itália.

Vantagens da Energia Geotérmica

Importante observar que a energia geotérmica, por ser uma forma de energia menos poluente, é considerada uma boa alternativa para a obtenção de energia elétrica.

Em comparação com a energia proveniente dos combustíveis fósseis, que contribui para o aumento do Efeito Estufa, a emissão de gases na atmosfera pela energia geotérmica é praticamente nula. Além disso, é um recurso renovável, o que a torna menos poluente.

Se retirada de maneira regulamentada e cuidadosa, a energia geotérmica pode proporcionar benefícios significativos, contribuindo para a redução dos impactos ambientais associados a outras fontes de energia.

Desvantagens da Energia Geotérmica

Apesar das vantagens mencionadas, a energia geotérmica também apresenta desafios e desvantagens. Os altos custos de implementação são uma barreira significativa, tornando-a uma opção dispendiosa em comparação com outras fontes de energia.

Além disso, as Usinas Geotérmicas geram poluição sonora devido às máquinas ruidosas usadas durante a perfuração no solo, afetando negativamente a qualidade de vida das comunidades vizinhas.

Outro desafio é o cuidado necessário no tratamento da água encontrada abaixo da superfície terrestre, pois muitos minérios e gases prejudiciais à saúde podem estar presentes. A falta de eficiência em comparação com outras fontes de energia também limita a rentabilidade da energia geotérmica.

Portanto, embora seja uma opção menos poluente, sua implementação requer considerações cuidadosas e equilíbrio entre os benefícios e desafios associados a essa fonte de energia.

Energia Geotérmica no Brasil

O Brasil é um país que não apresenta grande potencial de energia geotérmica, uma vez que ela é explorada, em maior parte, nos locais do planeta onde surgem as áreas de transição entre as placas tectônicas.

Energia Geotérmica no Mundo

Atualmente, cerca de 25 países do planeta utilizam a energia geotérmica. Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são: os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia. Além deles, outros países têm optado pela produção de energia geotérmica, tais quais a China, Japão, Chile, México, França, Alemanha, Suíça, Hungria, Islândia.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, a contribuição da energia geotérmica na matriz elétrica mundial era de apenas 0,4%.

Tipos de Energia

Antes de mais nada, vale lembrar que o termo “energia” está intimamente relacionado ao trabalho, ação ou movimento, portanto, qualquer coisa que esteja trabalhando está produzindo energia. Há vários tipos de energia, das quais se destacam:

  • Energia Cinética: relacionada ao movimento
  • Energia Mecânica: relacionada à força
  • Energia Térmica: relacionada à temperatura
  • Energia Elétrica: relacionada ao potencial elétrico
  • Energia Hidrelétrica: relacionada à água
  • Energia Química: relacionada às reações químicas
  • Energia Eólica: relacionada ao vento
  • Energia Solar: relacionada ao sol
  • Energia Nuclear ou Atômica: relacionada à desintegração do núcleo da matéria

[LEITURA-RELACIONADA=57 “Fontes de Energia”]

Recursos Energéticos

Os recursos energéticos são aqueles que fornecem energia, sendo classificados em: recursos naturais renováveis (energia limpa) e não renováveis (energia suja). Assim, os recursos renováveis são aqueles que possuem menor impacto ambiental, na medida que não se esgotam na natureza, pois se renovam em determinado tempo.

Como recursos renováveis, destacam-se a energia geotérmica, solar, eólica, hidroelétrica, dentre outras.

Por sua vez, os recursos naturais não renováveis, o próprio nome indica que não podem ser renovados na natureza, ou seja, se aquela fonte é explorada indiscriminadamente, poderá com o passar do tempo, desaparecer sendo a natureza incapaz de renová-lo.

Esse tipo de recurso energético causa grande impacto ambiental, desequilibrando os ecossistemas da Terra, por exemplo, a energia nuclear e proveniente dos combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural).

Para saber mais sobre fontes de energia, assista nosso vídeo no canal do Youtube:

Fontes de Energia - Toda Matéria Ver no YouTube

Você também pode se interessar por:

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.