Energia Renovável


Energia renovável é a energia obtida de fontes que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção adequada do homem.

O rápido esgotamento das fontes de energia, principalmente de energia fóssil, o aumento do consumo de combustíveis, a contaminação do meio ambiente, são alguns motivos que levam a humanidade a buscar opções de energia mais abundantes e menos poluentes chamadas de energias alternativas ou renováveis.

São exemplos a energia solar, eólica, hidráulica, de biomassa, geotérmica, energia dos oceanos e energia de hidrogênio.

Energia Solar

Energia solar é uma fonte de energia limpa e barata. Sua utilização não traz danos para o ambiente e representa uma opção bastante viável. As estações de captação ou painéis solares de energia já são usados amplamente para o aquecimento de água e a obtenção de eletricidade em diversos países, entre eles, Israel, França e Estados Unidos.

Energia Eólica

A energia eólica é a energia dos ventos, é abundante fonte de energia renovável e disponível em todos os lugares do mundo. É gerada por meio de aerogeradores, onde a força dos ventos é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. Diversos países já fazem uso da energia eólica, entre eles, Estados Unidos (Califórnia), Dinamarca, Grécia, China e Holanda, No Brasil o maior potencial está no litoral da Região Nordeste.

Energia Hidráulica

A hidreletricidade é obtida pelo aproveitamento do movimento da água dos rios. A energia elétrica assim obtida é uma fonte não poluente e renovável. Os maiores impactos ambientais ocorrem na construção da usina hidrelétrica, com o represamento da água. Entre os países que mais produzem hidreletricidade estão Canada, Brasil e China.

Energia da Biomassa

A energia da biomassa é obtida através de tecnologias que permitem converter em energia uma variedade de produtos como plantas, excrementos, madeira, resíduos agrícolas e até o lixo. Os produtos são transformados em energia, por meio de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas. A biomassa pode ser convertida em eletricidade, calor e combustíveis. No Brasil, a cana de açúcar é utilizada para produção do etanol.

Energia Geotérmica

A energia geotérmica é obtida através da energia que provem do calor do interior da Terra. São aproveitadas as águas quentes e os vapores para a produção de eletricidade e calor. Próximo a superfície, a água subterrânea pode atingir temperaturas de ebulição e dessa forma servir para impulsionar turbinas para eletricidade e aquecimento.

Energia dos Oceanos

A energia dos oceanos consiste na transformação da energia contida nas ondas do mar em energia elétrica. É uma energia limpa e renovável, já empregada em Portugal, Reino Unido, Japão e Noruega.

Energia do Hidrogênio

A energia do hidrogênio é obtida da combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor de água e liberando energia que é convertida em eletricidade. Já existem protótipos de carros movidos a hidrogênio.

Saiba também sobre a Energia Não Renovável.