Energia Não Renovável


A energia não renovável (ou energia suja) são aquelas produzidas a partir de fontes de energia que se esgotam na natureza e, portanto, causam diversos impactos ambientais.

Essa energia de origem orgânica (de origem vegetal ou animal) é limitada e demora milhões de anos para se formarem na natureza.

Ainda que apresentam grandes quantidades, se esgotadas não podem ser regeneradas facilmente, uma vez que suas reservas são finitas.

Exemplos de Fontes de Energia Não Renováveis

Combustíveis Fósseis

Os combustíveis fósseis são oriundos de restos orgânicos (animais e plantas) que ao longo dos anos foram se acumulando na crosta terrestre. São eles: o petróleo, carvão mineral, xisto, betume e gás natural.

A queima de combustíveis fósseis libera diversos gases nocivos que influenciam no aumento do efeito estufa e do aquecimento global.

Como consequência temos a poluição do meio ambiente bem como as mudanças climáticas. Embora seja muito poluente, no mundo atual é o tipo de fonte mais utilizada para a geração de energia, com destaque para o petróleo.

Que tal ler mais sobre o Petróleo?

Combustíveis Nucleares

A energia nuclear ou atômica é uma das mais perigosas, uma vez que pode causar danos irreversíveis no planeta.

Ela é proveniente de elementos radioativos, sendo obtida a partir da fissão do átomo do urânio e tório. O custo da geração de energia a partir das usinas nucleares é relativamente alto e seu sistema muito complexo.

Ainda que seja uma opção energética vantajosa (alta produção de energia), os riscos de contaminação radioativa são elevados, além da poluição térmica que gera.

Entenda o que é: Fissão e Fusão Nuclear.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens

Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte.

São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.

Além disso, seu uso tem gerado muito postos de trabalho (sobretudo nos países subdesenvolvidos), contribuindo para a melhoria da economia e da distribuição de renda.

Desvantagens

No entanto, a utilização dos recursos não renováveis gera muitos poluentes e possui um elevado impacto ambiental, por exemplo: aquecimento global, chuva ácida, perda da biodiversidade, bem como o esgotamento das fontes.

Os gases liberados pela queima desses combustíveis poluem o ar e contribuem para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.

Muitos acidentes causados pelos combustíveis fosseis e nucleares (derramamento de petróleo, explosão de usina nuclear, etc.) são extremamente degradantes, e podem acabar com um ecossistema ou poluir uma área por longo tempo.

Complemente sua pesquisa lendo os artigos:

Energia Renovável

Por outro lado, há as fontes de energia renováveis (energia limpa) produzidas a partir de recursos que se renovam facilmente na natureza, por exemplo: energia solar, hidráulica, eólica, geotérmica, gravitacional, do hidrogênio e biomassa. Ela tem sido cada vez mais utilizada por não causar impacto ambiental.

Entenda mais sobre essa fonte de energia: