Força de Atrito


A força de atrito corresponde a força exercida entre duas superfícies que estão em contato.

Dessa forma, a força atrito possui direção, sentido e módulo, sendo uma força de oposição à tendência do escorregamento.

Ela está muito presente no nosso dia-a-dia, desde o movimento dos automóveis, dos animais, dos humanos, ao empurrar uma mobília da casa, dentre outros.

Portanto, a força atrito é uma força que opõem-se ao movimento do corpo ou dos objetos, tentando impedi-lo, uma vez que ela é fruto das irregularidades entre duas superfícies que estejam em contato.

Logo, quanto maior às rugosidades apresentadas nas superfícies, maior será a força de atrito e maior oposição ao movimento. Importante destacar que por mais lisa que seja determinada superfície, ela terá uma força atrito.

Saiba mais sobre a Força e a Força Centrípeta.

Tipos de Atrito

Dependendo da superfície e do corpo, há dois tipos de força atrito: atrito estático e o atrito dinâmico.

Note que a força de atrito será ligeiramente maior quando o corpo está a ponto de se deslocar (atrito estático) do que quando ela está em movimento (atrito cinemático ou dinâmico).

Nesse sentido, vale observar que o coeficiente (µ) do atrito estático será sempre maior que o coeficiente do atrito dinâmico (µe> µd):

Atrito Estático

Ocorre quando os dois corpos permanecem imóveis, ou seja, quando não há deslizamento, gerando uma maior força de atrito, por exemplo, empurrar uma pedra muito pesada.

Para calcular a força do atrito estático, utiliza-se a expressão: Fate = μe.N, donde μe é o coeficiente do atrito estático e N, a força normal.

Atrito Dinâmico

Também chamado de atrito cinético, o atrito dinâmico ocorre quando a força do atrito estático for superada, de modo que os dois corpos entram em movimento, gerando, assim, uma menor força de atrito, por exemplo, empurrar a pedra depois que ela entrou em movimento.

Para calcular a força do atrito dinâmico, utiliza-se a expressão: Fatd = μd.N, donde μd corresponde ao coeficiente do atrito dinâmico e N, a força normal.

Fórmula

A expressão utilizada para calcular a força atrito é:

Fat=µ.N

Donde,

Fat: força de atrito
µ: coeficiente de atrito
N: força normal

O coeficiente de atrito (µ) trata-se de uma propriedade da força atrito o qual indica o tipo de material que está em contato.

Além disso, trata-se de um valor numérico adimensional, ou seja, não possui unidade. Por sua vez, a força normal, indicada pela letra N, designa a reação da pressão exercida sobre a superfície e depende diretamente do peso do objeto.

Entenda a relação da força de atrito com o hand spinner.

Exercício Resolvido

Um bloco de peso igual a 100N é arrastado com velocidade constante sobre uma superfície horizontal. Determine a intensidade da força de atrito da superfície sobre o bloco sendo o valor do coeficiente de atrito 0,4.

Fat= µ.N
Fat= µ.P
Fat= 0,4.100
Fat= 40N

Veja mais exercícios de força de atrito em Leis de Newton - Exercícios.