Decantação

Carolina Batista
Escrito por Carolina Batista
Professora de Química

A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólido-líquido e líquido-líquido.

Processo de decantação

O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do recipiente, ou seja, ocorre a sedimentação pela ação da gravidade.

Essa condição é possível graças as diferenças de densidade entre as substâncias e a insolubilidade entre os componentes da mistura. Assim, a substância mais densa deposita-se no fundo do recipiente enquanto a menos densa fica na parte superior.

Ao final do processo, em uma separação sólido-líquido, o fluido na parte superior é transferido cuidadosamente inclinando o recipiente para outro e o sólido permanece na base do recipiente, caracterizando uma separação por decantação.

Decantação
A etapa de sedimentação é importante para o processo de decantação

No caso de misturas líquido-líquido é usado o funil de decantação ou funil de bromo.

Assim, a separação da mistura dos líquidos é realizada agitando a vidraria e aguardando que com o tempo as fases com fluidos apareçam. Logo, o líquido mais denso, localizado na parte inferior, é retirado por uma válvula, que é fechada ao fim do processo, deixando o líquido menos denso no funil.

Decantação
Funil de decantação preso a um suporte universal, enquanto o líquido mais denso escoa para um béquer

Saiba mais sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

Exemplos de separação por decantação

A decantação é um processo útil para separação das seguintes misturas: água + areia e água + óleo, pela diferença de densidade e a imiscibilidade dos componentes.

A mistura sólido-líquido de água e areia é separada após a areia sedimentar no fundo do recipiente e a água ser transferida para outro local.

A mistura líquido-líquido de água e óleo ocorre porque os fluidos não se misturam. A água mais densa, fica no fundo do funil de decantação e é separação ao abrir a torneira da vidraria, deixando apenas o óleo, menos denso, em seu interior.

A decantação de vinhos é comum no cotidiano, que consiste em separar o vinho, já envelhecido, de seus resíduos utilizando um decantador específico.

O processo de decantação também é uma importante etapa do tratamento da água que chega a nossas casas. Em uma estação de tratamento, a água passa por uma série de processos para obter boa qualidade para consumo.

A decantação ocorre após adicionar substâncias químicas que vão fazer as impurezas se juntarem e formarem grandes flocos. Com a densidade, serão separadas dos líquidos nos tanques de decantação. Após isso, a filtração garantirá que as impurezas que ficaram suspensas não passem para as próximas etapas, pois ficarão retidas num filtro.

Saiba mais sobre a separação de misturas.

Outros métodos de separação

Centrifugação

A centrifugação é um método de separação de misturas heterogêneas que se assemelha a decantação. Através dela, a força centrífuga separa a substância mais densa da que é menos densa.

A diferença entre a centrifugação e a decantação é a velocidade do processo. A centrifugação acontece com maior rapidez com a rotação do equipamento, já que a decantação é realizada sob ação da gravidade.

Sifonação

Ao invés de inclinar o recipiente na separação de misturas como é feito na decantação, a separação pode ser feita por sifonação utilizado um sifão para transportar o líquido menos denso para outro recipiente.

Filtração

A filtração é um outro método utilizado para separar misturas sólido-líquido. Ela consiste na inserção de um filtro em um funil e sobre ele a mistura é depositada.

No caso de uma mistura de água e areia, a mistura é colocada no funil com o filtro e a areia fica retida, apenas o líquido consegue passar pela superfície porosa.

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre separação de misturas.

Atualizado em
Carolina Batista
Escrito por Carolina Batista
Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011) e Bacharelada em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018).