Decantação

Carolina Batista
Carolina Batista
Professora de Química

A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólido-líquido e líquido-líquido.

Processo de decantação

O processo de decantação baseia-se em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Com isso, as impurezas depositam-se ao fundo do recipiente, ou seja, ocorre a sedimentação pela ação da gravidade.

Essa condição é possível graças as diferenças de densidade entre as substâncias e a insolubilidade entre os componentes da mistura. Assim, a substância mais densa deposita-se no fundo do recipiente enquanto a menos densa fica na parte superior.

Ao final do processo, em uma separação sólido-líquido, o fluido na parte superior é transferido cuidadosamente inclinando o recipiente para outro e o sólido permanece na base do recipiente, caracterizando uma separação por decantação.

Decantação
A etapa de sedimentação é importante para o processo de decantação

No caso de misturas líquido-líquido é usado o funil de decantação ou funil de bromo.

Assim, a separação da mistura dos líquidos é realizada agitando a vidraria e aguardando que com o tempo as fases com fluidos apareçam. Logo, o líquido mais denso, localizado na parte inferior, é retirado por uma válvula, que é fechada ao fim do processo, deixando o líquido menos denso no funil.

Decantação
Funil de decantação preso a um suporte universal, enquanto o líquido mais denso escoa para um béquer

Saiba mais sobre misturas homogêneas e heterogêneas.

Exemplos de separação por decantação

A decantação é um processo útil para separação das seguintes misturas: água + areia e água + óleo, pela diferença de densidade e a imiscibilidade dos componentes.

A mistura sólido-líquido de água e areia é separada após a areia sedimentar no fundo do recipiente e a água ser transferida para outro local.

A mistura líquido-líquido de água e óleo ocorre porque os fluidos não se misturam. A água mais densa, fica no fundo do funil de decantação e é separação ao abrir a torneira da vidraria, deixando apenas o óleo, menos denso, em seu interior.

A decantação de vinhos é comum no cotidiano, que consiste em separar o vinho, já envelhecido, de seus resíduos utilizando um decantador específico.

O processo de decantação também é uma importante etapa do tratamento da água que chega a nossas casas. Em uma estação de tratamento, a água passa por uma série de processos para obter boa qualidade para consumo.

A decantação ocorre após adicionar substâncias químicas que vão fazer as impurezas se juntarem e formarem grandes flocos. Com a densidade, serão separadas dos líquidos nos tanques de decantação. Após isso, a filtração garantirá que as impurezas que ficaram suspensas não passem para as próximas etapas, pois ficarão retidas num filtro.

Saiba mais sobre a separação de misturas.

Outros métodos de separação

Centrifugação

A centrifugação é um método de separação de misturas heterogêneas que se assemelha a decantação. Através dela, a força centrífuga separa a substância mais densa da que é menos densa.

A diferença entre a centrifugação e a decantação é a velocidade do processo. A centrifugação acontece com maior rapidez com a rotação do equipamento, já que a decantação é realizada sob ação da gravidade.

Sifonação

Ao invés de inclinar o recipiente na separação de misturas como é feito na decantação, a separação pode ser feita por sifonação utilizado um sifão para transportar o líquido menos denso para outro recipiente.

Filtração

A filtração é um outro método utilizado para separar misturas sólido-líquido. Ela consiste na inserção de um filtro em um funil e sobre ele a mistura é depositada.

No caso de uma mistura de água e areia, a mistura é colocada no funil com o filtro e a areia fica retida, apenas o líquido consegue passar pela superfície porosa.

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre separação de misturas.

Carolina Batista
Carolina Batista
Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).