Flotação


Flotação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas e líquidas.

Para tanto, são inseridas bolhas de ar no líquido, nas quais um dos elementos se adere e acaba se separando do outro elemento no qual estava misturado.

O fato de um elemento aderir às bolhas acontece em função de uma interação hidrofóbica (hidro, vem de água, enquanto fóbica, vem de fobia, o mesmo que medo). Isso quer dizer que o elemento não interage com a água, por isso, afasta-se dela.

O afastamento, por sua vez, causa tensão na superfície do líquido, o que se manifesta como uma espuma, resultado do processo de separação.

Esse tipo de flotação recebe o nome de flotação por ar disperso. No caso da flotação por ar dissolvido, não são utilizados elementos químicos para provocar a reação das bolhas.

Nesse caso há um processo de pressurização e despressurização de ar no líquido.

Para que Serve?

Um dos principais usos que se dá à flotação é na separação de minerais.

Mas há ainda outras funções da flotação, como por exemplo, na obtenção de corantes.

A flotação é utilizada também no combate à poluição dos rios. O método serve para tratar a água e os esgotos.

Como Funciona?

O processo da flotação funciona por etapas.

No caso de substâncias que não são hidrofóbicas, para tornar o método possível, uma substância coagulante é adicionada ao conteúdo que se pretende separar.

Essa substância é chamada de coletora e ela dá origem a bolhas de ar, as quais formam uma espuma.

Através dessa espuma acumula-se uma mistura que torna possível a sua separação.

Uma substância chamada espumante é utilizada para propiciar a estabilidade e, consequentemente, a eficácia o processo seletivo.

Importa referir que no caso da sedimentação, outro método de separação de misturas heterogêneas, essa separação acontece em decorrência da densidade.

Ou seja, a substância mais densa tende a se separar da menos densa espontaneamente, bastando apenas deixá-la “descansando”.

Isso significa que a sedimentação acontece de forma natural, sem a necessidade de substâncias que propiciem o processo, que é o que ocorre com a flotação.

Saiba mais sobre Separação de Misturas.

Flotação x Floculação

Também usada no tratamento de água, a floculação é um método de separação de misturas.

Nesse processo, uma substância coagulante é adicionada à água. Mas, em vez de bolhas, são formados flocos que se dirigem à superfície.

Nesses flocos, estão os elementos que podem ser separados.

Conheça outros métodos de separação de misturas heterogêneas: