Dissolução Fracionada


Dissolução Fracionada é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas que é realizado em partes, ou seja, de forma fracionada.

Ele é utilizado quando há nas misturas substâncias que são solúveis, o que quer dizer que elas são capazes de se dissolver em líquidos.

Assim, a mistura passa pelo método de dissolução. Em seguida, é submetido a outro método de separação que finaliza o processo, tal como a filtração e a destilação, por exemplo.

Existem várias substâncias solventes. A mais comum é a água que, por esse motivo, é conhecida como um solvente universal. Outros exemplos de solventes são a acetona e o vinagre.

Experiência Passo a Passo

Para entender o método, há uma experiência simples que pode ser feita para demonstrar as partes desse processo.

1.º Coloque uma camada de 1 cm de areia em um frasco transparente.

2.º De seguida, coloque em cima dessa areia uma camada também de 1 cm, mas agora de açúcar. Desta forma, obtemos uma mistura heterogênea formada por duas substâncias sólidas (areia e açúcar).

Dentre os métodos de separação de misturas (levigação, peneiração, ventilação), qual deles pode ser utilizado para separar o açúcar da areia?

Conheça os métodos em Separação de Misturas.

Bem, a levigação, por exemplo, é utilizada para separar substâncias sólidas. Nele utiliza-se água e a substância densa é separada da menos densa.

É o método utilizado pelos garimpeiros. A areia vai embora com a água, ficando apenas o ouro.

Vamos voltar à nossa experiência:

3.º Agora, junte água suficiente para cobrir o dobro das camadas de areia e açúcar e misture. A partir desse momento, o que vemos é uma mistura heterogênea entre areia de um lado, e água e açúcar do outro.

4.º Filtre a mistura utilizando um filtro de café de papel. Nessa parte do processo foi utilizado o método de filtração. A areia fica no filtro. O açúcar, por sua vez, se dissolve na água, o que faz de ambos uma mistura homogênea. Para finalizar, precisamos separar o açúcar da água. Repare que no caso da levigação, nem o ouro e nem a areia se dissolvem na água.

5.º Coloque o líquido para aquecer até que ferva. A água irá evaporar e restará o açúcar. Esse método é conhecido como destilação simples.

Saiba mais em Destilação Simples e Fracionada e Misturas Homogêneas e Heterogêneas.