Destilação Simples e Fracionada


A destilação é um dos processos de separação de misturas homogêneas que ocorre através da ebulição, donde o líquido é vaporizado e depois condensado. Assim, as misturas que serão separadas apresentam diferentes pontos de ebulição.

Em outras palavras, a destilação é um processo físico-químico de separação de misturas que ocorre através do aquecimento e resfriamento das misturas. Quando a mistura é aquecida, a substância que possui menor ponto de ebulição, ou seja, a mais volátil, é evaporada primeiro.

A destilação é realizada nos laboratórios químicos e nas indústrias através de equipamentos específicos (condensador, termômetro, balão de destilação, bico de bunsen, béquer, manta de aquecimento, coluna de fracionamento), por exemplo, quando se separa água do álcool ou a água do sal.

Um exemplo natural do processo de destilação é observado quando as gotículas de água são condensadas nos dias mais frios. Além disso, as chamadas bebidas destiladas (cachaça, vodca, conhaque, tequila, rum, uísque) são produzidas por meio do processo de destilação fracionada, utilizado desde a antiguidade.

Tipos de Destilação

A destilação pode ocorrer de duas maneiras depende da natureza das misturas separadas:

Destilação Simples

Destilação Simples e FracionadaDestilação Simples

Separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, por exemplo, a água (H2O) do sal (NaCl). Desse modo, a água é evaporada através do aquecimento, a qual atravessa o condensador em forma líquida (gotículas de água), donde o sal fica retido e separado no recipiente chamado de balão de destilação.

Destilação Fracionada

Destilação Simples e FracionadaDestilação Fracionada

Muito utilizada na indústria, é separação de uma mistura homogênea de líquido e líquido, por exemplo, água e álcool (O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C). Ela é realizada através de misturas que apresentam pontos de ebulição muito próximos. Diferente do processo de destilação simples, nesse caso há uma coluna de fracionamento.

Destilação do Petróleo

Para a obtenção de produtos derivados do petróleo (gasolina, querosene, óleo combustível, parafina, asfalto), o processo de destilação fracionada é utilizado donde o líquido de menor ponto de ebulição é separado primeiramente até chegar ao líquido de maior ponto de ebulição.

Lembre-se que o petróleo é uma substância natural composta por vários componentes orgânicos, especialmente hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio).

Destilação Azeotrópica

A destilação azeotrópica ocorre quando a separação de misturas forma um azeótropo, ou seja, que apresentam baixa volatilidade e ponto de ebulição constantes, as quais não podem ser separadas pelo método simples de destilação, por exemplo, o ácido clorídrico (HCL) e água (H2O).

Curiosidade: Você Sabia?

A Água Destilada (água desmineralizada) consiste numa substância pura obtida através da destilação e geralmente é utilizada em laboratório. Observe que a água que bebemos não é pura, ou seja, inclui sais minerais. No entanto, a água destilada pode servir para o consumo humano bem como para o tratamento de algumas doenças, por exemplo, a pedra nos rins.

Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos:

Confira questões de vestibulares com gabarito comentado em: exercícios sobre separação de misturas.