Misturas Homogêneas e Heterogêneas

Lana Magalhães

As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Elas são formadas por duas ou mais substâncias e o que as distingue é o fato de serem ou não perceptíveis.

Misturas Homogêneas

São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias.

Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.

Exemplos:

  1. copo de água com açúcar - mistura homogênea líquida
  2. cadeado de latão (embora não se consiga ver, o latão é feito a partir de uma mistura entre cobre e zinco) - mistura homogênea sólida
  3. ar - mistura homogênea gasosa

Misturas Heterogêneas

O mesmo não acontece com as Misturas Heterogêneas. Neste caso é nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases (polifásica).

Exemplos:

  1. água com óleo - mistura heterogênea líquida
  2. ouro e areia - mistura heterogênea sólida

Não existem misturas heterogêneas gasosas.

Misturas Coloidais

Há, ainda, outro tipo de misturas: as chamadas misturas coloidais.

Embora pareçam ser homogêneas, pois a diferença entre as misturas não é perceptível, essas misturas são heterogêneas. Isso porque essa diferença se torna clara através da utilização de instrumentos.

Exemplos:

  1. o sangue: aparentemente homogêneo, através do microscópio é possível verificar que o mesmo é composto por glóbulos, plaquetas e plasma.
  2. o leite: também com aparência uniforme, o leite é composto por água, gordura, proteínas, entre outros, os quais somente podem ser vistos mediante análise laboratorial.

As misturas coloidais são um tipo de mistura heterogênea cuja diferença entre as misturas não é perceptível a olho nu.

Saiba mais em Coloides.

Métodos de Separação de Misturas

Há várias formas de separar misturas heterogêneas, dentre as quais a catação. A catação é um tipo de separação de mistura manual, cujo exemplo mais comum é a retirada de impurezas dos alimentos, tal como cotidianamente fazemos antes de preparar arroz.

Métodos de separação de misturas heterogêneas:

Saiba mais em Levigação, Ventilação e Peneiração.

As misturas homogêneas, por sua vez, têm de passar por processos químicos. Os principais deles são: destilação simples e destilação fracionada.

O mesmo acontece com as misturas coloidais. Estas, obrigatoriamente, tem de ser separadas por processos químicos.

Leia também sobre as

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.