Reações Químicas


As Reações Químicas são o resultado de ações entre substâncias que geralmente formam outras substâncias.

Assim, as moléculas presentes nessas substâncias sofrem alterações gerando novas moléculas. Por sua vez, os átomos dos elementos permanecem inalterados.

Classificação das reações

As reações químicas (com presença de substâncias reagentes e resultantes) são classificadas de quatro maneiras, a saber:

  • Reações de Síntese ou Adição (A+B → AB): corresponde a reação entre duas substâncias reagentes gerando uma mais complexa, por exemplo: C + O2 → CO2.
  • Reações de Análise ou de Decomposição (AB → A+B): corresponde a reação onde uma substância reagente se divide em duas ou mais substâncias simples, por exemplo: 2HGO → 2HG + O2. Essa decomposição pode ocorrer de três maneiras: pirólise (decomposição do calor), fotólise (decomposição da luz) e eletrólise (decomposição da eletricidade).
  • Reações de Deslocamento ou de Substituição ou de Simples Troca (AB+C → AC+B ou AB+C → CB+A): corresponde a reação entre uma substância simples e outra composta, levando à transformação da substância composta em simples, por exemplo: Fe + 2HCL → H2 + FeCl2.
  • Reações de Dupla-Troca ou de Dupla Substituição (AB+CD → AD+CB): correspondem as reações entre duas substâncias compostas que permutam entre si os elementos químicos, gerando duas novas substâncias compostas, por exemplo: NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3.

Quando Ocorre uma Reação Química?

Dependendo da condição de temperatura, concentração de substâncias e do contato entre elementos químicos envolvidos, as reações químicas podem ocorrer de maneira rápida ou lenta

As reações gasosas, por exemplo, são rápidas. No entanto, as reações entre elementos líquidos e sólidos são lentas.

Sendo assim, uma reação química ocorre quando duas ou mais substâncias entram em contato, as quais reagem resultando uma nova substância. Para que ela ocorre, os reagentes presentes nas reações químicas devem ter afinidade química para reagirem.

Note que as reações químicas endotérmicas absorvem energia, posto que a energia química dos reagentes é menor que a dos produtos.

As reações químicas exotérmicas, por sua vez, liberam energia, pois a energia química dos reagentes é maior que a dos produtos.

Saiba mais em Reações Endotérmicas e Exotérmicas e Entalpia.

As reações de oxirredução ocorrem entre metais (tendência para ceder elétrons) e não-metais (tendência para receber elétrons). Como exemplo podemos citar a oxidação (ferrugem) que surgem nos metais com o passar do tempo.

Nesse sentido, vale lembrar que a maioria das reações químicas ocorrem entre substâncias de caraterísticas opostas. Por exemplo: substâncias de caráter oxidante e redutor ou as substâncias de caráter ácido e básico.

Por sua vez, as reações que não são de oxirredução podem ocorrer de três maneiras e geralmente são reações de dupla troca:

  • Quando um dos produtos for menos solúvel que os reagentes, por exemplo, entre o cloreto de sódio (NaCl) e o nitrato de prata (AgNO3): NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3
  • Quando um dos produtos for mais volátil que os reagentes, por exemplo, entre o cloreto de sódio (NaCl) e o ácido sulfúrico (H2SO4): 2NaCl + H2SO4 → Na2SO4 + 2 HCl
  • Quando um dos produtos for menos ionizável que os reagentes, por exemplo, entre o ácido clorídrico (HCl), composto ionizável, e o hidróxido de sódio (NaOH), composto iônico, o qual resulta num composto iônico (sal) e um composto molecular (água): HCl + NaOH → NaCl + H2O

Complemente sua pesquisa, lendo os artigos:

Exemplos de Reações Químicas

Para ver como as reações químicas estão presentes no dia-a-dia, segue abaixo alguns exemplos:

  • Processo de digestão
  • Preparação de alimentos
  • Combustão dos veículos
  • Aparecimento da ferrugem
  • Fabricação de remédios
  • Registro fotográfico
  • Extintor de incêndio
  • Queima da parafina da vela
  • Explosão

Equações Químicas

As equações químicas demostram graficamente as reações químicas que ocorrem entre as substâncias, por exemplo:

2H2 + O2 = 2H2O

Outro exemplo de reação química são as equações iônicas, ou seja, quando envolve substâncias iônicas (íons), além de átomos e moléculas:

H+ + OH- = H2O

Saiba melhor sobre a Tabela Periódica.

Exercício Resolvido

As equações químicas são representações das reações químicas que ocorrem entre os elementos da tabela periódica.

Segundo o tipo de união entre os átomos que interagem entre si elas podem ser de: síntese, análise, deslocamento ou dupla troca.

Feita essa observação, assinale a alternativa correta quanto aos tipos de reações químicas:

a) Reação de Análise ou Decomposição: 2Cu(NO3)2 → 2CuO+4NO2+O2
b) Reação de Síntese ou Adição: 2KClO3 → 2KCl+O3
c) Reação de Dupla Troca ou de Dupla Substituição: Fe+CuSO4→ Cu+FeSO4
d) Reação de Deslocamento ou Simples Troca: CaO+H2O → Ca(OH)2
e) Reação de Análise ou Decomposição: FeS+2HCl → FeCl2+H2S

Letra a.

Dentre as alternativas acima, a única que condiz com seu conceito é a primeira. Isso porque na reação de análise ou de decomposição uma substância composta se ramifica em duas mais simples. É o que podemos ver nas equações das letras a e b, ambas de decomposição.

Na letra c, a equação apresentada é a de deslocamento (ou simples troca), donde reagem uma substância simples e uma composta.

Na letra d temos uma equação química formada por síntese ou adição, donde duas substâncias reagem dando lugar a uma mais complexa.

Por fim, a letra e apresenta uma equação química formada por dupla troca (ou dupla substituição), cujos compostos permutam entre si alguns elementos dando origem a dois novos compostos químicos.