Bases

Equipe do Toda Matéria
Equipe do Toda Matéria

As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”.

Por esse motivo, as solução alcalinas ou básicas são conhecidas como “aceitadoras de prótons”. Além disso, as bases quando combinados com ácidos, resultam em sais e água.

História das Bases

Da mesma maneira que os ácidos, em 1887, o conceito de base (álcali) foi definido pelo químico sueco Svante Arrhenius (1859-1927) como substâncias que, em solução aquosa, originam íons hidroxila (OH).

Embora a “Teoria de Arrhenius”, como ficou conhecida, seja aceita até os dias atuais, ela deixou lacunas na medida em que apresentou somente as reações ácidos-bases nas soluções aquosas, ou seja, na presença de água.

Em 1923 os físico-químicos Johannes Nicolaus Brönsted (1879-1947) e Thomas Martin Lowry (1874-1936) elaboram a “Teoria Protônica” ou “Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry”, a qual postulam que as bases caracterizam substâncias químicas com tendência para receber prótons (íons H-), enquanto os ácidos possuem a tendência de doar prótons (íons H+).

No mesmo ano o químico estadunidense Gilbert Newton Lewis (1875-1946) propôs que as bases são substâncias que cedem pares de elétrons e os ácidos substâncias com a tendência a receberem os pares de elétrons.

Saiba mais sobre os ácidos.

Características das Bases

  • Sabor adstringente, cáustico, amargo
  • pH superior a 7
  • Conduzem eletricidade em meio aquoso
  • Em altas temperaturas desintegram-se

Leia mais sobre:

Classificação das Bases

As bases são classificadas de acordo com:

  1. Número de hidroxilas: dependendo de grupo de hidroxilas (OH-) presentes, são classificadas em: monobases (1 hidroxila), dibases (duas hidroxilas), tribases (três grupos de hidroxilas) e tetrabases (4 hidroxilas)
  2. Grau de dissociação: Classificadas em bases fortes (boa eletricidade e maior poder de dissociação) e as bases fracas (caráter molecular e eletrólitos fracos, não são boas condutoras de eletricidade).
  3. Solubilidade em água: Classificados em bases solúveis (compostas de metais alcalinos), insolúveis e pouco solúveis (metais alcalinos-terrosos).

Para adquirir mais conhecimento, leia também esses textos:

Exemplos de Bases

  • Hidróxido de Sódio (NaOH)
  • Hidróxido de Amônio (NH4OH)
  • Hidróxido de Potássio (KOH)
  • Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2)
  • Hidróxido de Ferro Fe(OH)3
  • Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2)

Leia também: Funções Químicas

Não deixe de conferir questões de vestibulares sobre o tema, com resolução comentada, em: exercícios sobre funções inorgânicas.

Teoria Ácido-Base | Resumo Toda Matéria Ver no YouTube
Equipe do Toda Matéria
Equipe do Toda Matéria
A Equipe Editorial do Toda Matéria é formada por pesquisadores e professores com vários anos de experiência no sistema educacional brasileiro, com domínio em diferentes disciplinas do ensino básico, fundamental e médio.