Água

A água é um recurso natural abundante no planeta, que é essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida.

Trata-se de uma substância química formada pela junção de dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Portanto, a fórmula da molécula de água é H2O.

As principais características da água

A água pode existir na natureza nos três estados físicos (sólido, líquido e gasoso). A mudança de estado depende do seu aquecimento ou resfriamento.

Ela é tida como um solvente universal, capaz de dissolver diferentes substâncias, que vão desde os sais no mar até às proteínas no interior do corpo humano.

Esse recurso natural é capaz de manter a temperatura estável, pois tem a capacidade de armazenar calor quando ocorre mudanças de temperatura.

A forma como as moléculas se arranjam na superfície de uma quantidade de água faz com que se forme uma película resistente, que é chamada de tensão superficial.

A água potável, que é própria para consumo, apresenta-se inodora, insípida, incolor e livre de microrganismos prejudiciais à saúde.

Conheça as propriedades da água.

Distribuição de água no planeta Terra

O planeta Terra tem cerca de 70% de sua superfície coberta por água, sendo que 97,5% dessa quantidade é de água salgada e encontra-se em maior parte nos mares e oceanos.

A água doce representa apenas 2,5% e é dividida da seguinte forma:

  • 68,9% em geleiras e calotas polares
  • 29,9% em águas subterrâneas
  • 0,3% em rios e lagos
  • 0,9% em outros locais, como pântanos e umidade do solo

É preciso lembrar também que a água não é distribuída uniformemente no mundo. Em alguns lugares da Terra há grande disponibilidade de água doce, em muitos outros, a escassez de água é uma realidade, como nas regiões semiáridas e nos desertos.

O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce do planeta, com aproximadamente 13,7%. Sobre a hidrografia brasileira podemos destacar o rio Amazonas, maior rio em volume de água do mundo, e o Aquífero Guarani, que é a maior reserva de água doce subterrânea do mundo.

Veja também: estados físicos da água

Ciclo da água: definição e etapas

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico, onde os materiais são reciclados pelas trocas entre os seres vivos e o meio ambiente.

O "Ciclo da água" ou "Ciclo Hidrológico" é a transformação e circulação pelas quais a água passa. A água está em permanente transformação, passando de um estado para outro (sólido, líquido e gasoso):

ciclo da água

O ciclo da água segue as seguintes etapas:

  1. O calor irradiado pelo sol esquenta a água dos oceanos, mares, rios e lagos. Parte dela transforma-se em vapor de água, que sobe para a atmosfera.
  2. O vapor que se acumula nas partes mais altas da atmosfera, fica tão frio ao ponto de condensar em pequenas gotinhas de água, flocos de neve e cristais de gelo que formam as nuvens. Se a temperatura atmosférica diminui ainda mais, ocorrem chuvas, neves e granizo.
  3. Parte das chuvas cai sobre os oceanos e mares. Outra parte atinge os continentes, podendo cair sobre o solo, onde se infiltra e alimenta os lençóis subterrâneos.
  4. Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois é devolvida à atmosfera por meio da transpiração.
  5. A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e correr para os rios, mares e oceanos, reiniciando o ciclo.

Saiba mais sobre o ciclo da água.

Por que a água é tão importante?

A água é importante, pois através dela a vida no planeta é mantida. Ela é responsável por: hidratar os seres vivos, manter o equilíbrio da biodiversidade e permitir o desenvolvimento de atividades pelos seres humanos.

Importância da água para o planeta

A água no planeta forma os ecossistemas aquáticos, divididos em oceanos, rios, lagos e pequenos corpos de água, permitindo a existência de diferentes tipos de animais e viabilizando as relações ecológicas.

Por exemplo, o fitoplâncton marinho, minúsculo organismo que vive nos oceanos, é capaz de produzir grandes quantidades de oxigênio.

A água que se infiltra no solo é responsável pela sua umidificação. Isso favorece o crescimento e desenvolvimento da vegetação.

No meio ambiente, a água é capaz de regular a temperatura, pois torna a sensação térmica mais agradável. Quando a energia solar chega à superfície terrestre parte da energia é gasta ao aquecer oceanos e rios.

Veja também: Dia Mundial da Água

Importância da água para os seres vivos

Os seres vivos no planeta necessitam de água para sobreviver, pois ela desempenha diferentes funções, por exemplo, regular a temperatura, dissolver substâncias, transportar materiais, eliminar resíduos e até mesmo auxiliar na fabricação de alimento, como nas plantas com a realização da fotossíntese.

A água também faz parte da composição dos seres vivos. Nos alimentos, a quantidade de água pode variar e alcançar grandes porcentagens, como é o caso do pepino que é formado por 95% de água. A água-viva é uma espécie animal em que 98% do peso do seu corpo corresponde à água.

Importância da água para o corpo humano

A maior parte de cada uma das células de nosso corpo possui água. Em um ser humano adulto, a água representa 60% de seu peso corporal, sendo responsável por:

  • Transportar nutrientes para as células através da corrente sanguínea
  • Manter os níveis de temperatura corporal dentro do padrão
  • Eliminar, através da dissolução em urina e fezes, resíduos que não foram digeridos pelo corpo
  • Proteger órgãos, como a medula espinhal e tecidos
  • Participar do metabolismo celular, pois inúmeras reações ocorrem em meio aquoso

Obtenha mais informações sobre a importância da água e dicas para economizar água.

Usos da água: principais formas de aproveitamento

A maior parte da água disponível para utilização no planeta é utilizada na agricultura. Cerca de 69% de água é usada na irrigação.

Em torno de 22% do consumo de água é destinado às indústrias. A água faz parte dos produtos, é utilizada para resfriar e gerar vapor, limpar ambientes, entre outras utilidades.

A água potável, que representa uma parcela de 8% do consumo, é a que abastece as nossas casas e está presente no nosso dia a dia. Ela é indispensável, pois usamos para beber, para o preparo das refeições, para a higiene pessoal e doméstica, ou ainda para a pesca, transporte, produção de energia elétrica, irrigação etc.

A água ainda é utilizada para produção de energia elétrica. O potencial hidráulico da água é aproveitado pelas usinas hidrelétricas para conversão de energia.

Leia sobre a escassez de água e o tratamento da água.

Desafios para a preservação da água: poluição e desperdício

A forma como a água vem sendo utilizada tem gerado preocupações em cientistas e ambientalistas, sobretudo sobre a sua disponibilidade e qualidade para gerações futuras.

Ecossistemas aquáticos são prejudicados pela poluição desenfreada, principalmente pelo lançamento de substâncias tóxicas nos lençóis freáticos, ainda mais quando se trata de substâncias não biodegradáveis, que podem permanecer no ambiente por longos períodos.

Os produtos tóxicos ou poluentes mais perigosos contêm metais pesados, como o chumbo em grande quantidade. Os derivados de petróleo (gasolina óleo e querosene), também poluem a água.

A água potável para o consumo humano deve ser isenta de substâncias e microrganismos prejudiciais à saúde. Há inúmeras substâncias que podem contaminar a água, tornando-a perigosa para o consumo dos seres vivos.

Entre os microrganismos nocivos encontram-se as bactérias e os protozoários em geral. Esses microrganismos são originários de águas contaminadas pelas fezes de pessoas portadoras de doenças. Eles contaminam a água através de esgotos despejados em rios e lagos.

Além disso, há também a questão do desperdício. A água está presente em inúmeros processos industriais e, em muitos casos, pode ocorrer o desperdício. Para se ter uma noção, a produção de apenas uma calça jeans utiliza cerca de 5 mil litros de água.

O desperdício também pode vir do mau uso pela população. Escovar os dentes com a torneira aberta ou demorar muito no banho, podem fazer com que uma grande quantidade de água caia pelo ralo sem ser utilizada.

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, leia: