Poluição da Água


A poluição é definida como o resultado de qualquer ação química, física ou biológica e que altere a qualidade do ar, da água e do solo.

Na água, as alterações de qualidade resultantes da poluição a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam.

Como tem as propriedades alteradas, a água poluída pode sofrer processos de contaminação, passando a abrigar substâncias e microrganismos tóxicos.

Principais Fontes de Poluição

As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, domésticas e industriais, o esgoto doméstico e industrial e a construção na costa.

A atividade agrícola é potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizante químicos infiltra no solo e atingem o lençol freático.

As substâncias utilizadas na composição dos fertilizantes e pesticidas podem ser dissolvidas na chuva e gerar impactos ambientais significativos no ecossistema. Além do que podem chegar no lençol freático.

A contaminação da água por esgotos domésticos e industriais ocorre pelo lançamento direto de dejetos nos rios e no mar.

Os dejetos biológicos provocam a morte da vida aquática e causam o que os cientistas chamam de deserto biológico vasto de restos orgânicos, bactérias e vírus.

Resíduos da Indústria

Lançada nos rios e no mar, os restos da indústria de transformação também provocam a morte da vida dos rios e do mar.

As construções costeiras e canalizações estão entre os principais fatores de contaminação da água. Isso porque elas fragilizam o solo que, impermeabilizado, altera os sistemas biológicos no entorno de rios e mares.

Não menos poluidora é a atividade doméstica. Tem destaque o uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.

Contaminação Pela Indústria Petrolífera

A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos. Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.

Resíduos de Aterros Sanitários e Lixões

A contaminação da água pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados ou lixões a céu aberto ocorre pela proximidade de rios. Ocorre também pela infiltração do chorume no lençol freático.

O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.

Nos aterros sanitários, a medida profilática para evitar a contaminação do solo é a instalação de mantas sanitárias, as quais necessitam de substituição periódica.

Em caso de infiltração, a vida útil das mantas sanitárias é reduzida e a substituição é imprescindível.

Contaminação por Resíduos de Cadáveres

Assim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres ocorre pela infiltração de elementos no solo.

Nos cemitérios, onde as medidas biológicas para isolamento dos corpos em decomposição não ocorrem, o solo é penetrado pelo chamado necrochorume. O necrochorme é formado pelos restos dos corpos em processo de decomposição.

Consequências da Poluição da Água

O lançamento de substâncias físicas e químicas na água é potencialmente prejudicial para a vida aquática, animais e plantas. Quanto mais poluída, menor a reserva de água para consumo e para a produção de alimentos de animais e seres humanos.

A água Própria para o Consumo

É adequada ao consumo a água potável e a água mineral. A água potável não contém microrganismos nocivos, não é prejudicial à saúde e exibe três características: é incolor, insípida e inodora. Incolor porque não tem cor; insípida porque não tem gosto e inodora porque não tem cheiro.

A água mineral abriga todas as qualidades da água potável, mas tem uma maior quantidade de sais minerais e também pode exercer propriedades terapêuticas.

Água Imprópria Para o Consumo

A água salobra e a água inquinada são impróprias para o consumo. A salobra por conter grande quantidades de substâncias que provocam gosto ruim e cor turva. Já a água inquinada é repleta de microrganismos que podem transmitir doenças.

Chuva Ácida

O fenômeno da chuva ácida ocorre quando a água, ao evaporar, entra em contato como os poluentes do ar e devolve esses produtos durante a precipitação.

Contaminação das Águas Subterrâneas

A contaminação das águas subterrâneas - o lençol freático, ocorre substancialmente nas áreas urbanas. O risco é maior diante da permeabilidade do solo, maior em algumas regiões, ou quando apresenta fissuras e fraturas. Para acompanhar a qualidade das águas subterrâneas é preciso fazer o controle bacteriológico.

Leia: