Equações Químicas


As equações químicas são representações gráficas das reações químicas que ocorrem entre os diversos elementos presentes na Tabela Periódica.

Elas são formadas por átomos, moléculas, e se apresentarem íons são chamadas de equações iônicas:

  • H2(g) + O2(g) → H2O (l) – equação comum
  • H+ + OH-→ H2O – equação iônica

Observe que os elementos que estão à esquerda da seta são denominados reagentes, os quais participam das reações químicas, enquanto aqueles que estão à direita são chamados de produtos, ou seja, as substâncias que são formadas a partir dessa reação.

Fique atento, pois alguns símbolos são utilizados nas equações para indicar determinadas ações que ocorrem:

  • Quando ocorre a reação química dos elementos: +
  • Sentido que ocorre a reação química e indica o que será produzido:
  • Quando há presença de catalisadores ou aquecimento:
  • Quando há formação de um sólido que se precipita:
  • Quando a reação é reversível: ↔
  • Quando há presença de luz: λ
  • Elemento no estado gasoso: (g)
  • Elemento no estado sólido: (s)
  • Elemento no estado de vapor: (v)
  • Elemento no estado líquido: (l)
  • Presença de solução aquosa: (aq)

Tipos de Equações Químicas

As classificações das equações químicas são determinadas pelo tipo de reação química que ocorre, classificadas de quatro maneiras:

  • Reações de Síntese ou Adição (A+B → AB): reação entre duas substâncias gerando uma nova e mais complexa, por exemplo: C + O2 → CO2.
  • Reações de Análise ou de Decomposição (AB → A+B): ao contrário da reação de adição, essa reação ocorre de modo que uma substância composta se divide em duas ou mais substâncias simples, por exemplo: 2HGO → 2HG + O2.
  • Reações de Deslocamento ou de Substituição ou de Simples Troca (AB+C → AC+B ou AB+C → CB+A): corresponde a reação entre uma substância simples e outra composta, resultando na variação da substância composta em simples, por exemplo: Fe + 2HCL → H2 + FeCl2.
  • Reações de Dupla-Troca ou de Dupla Substituição (AB+CD → AD+CB): reação entre duas substâncias compostas que trocam entre si os elementos químicos, resultando em duas novas substâncias compostas, por exemplo: NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3.

Exemplos de Equações Químicas

Veja abaixo alguns exemplos de equações químicas:

C (s) + O2 (g) → CO2(g)
2H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (l)
Zn + CuSO4 → ZnSO4 + Cu

Para aprofundar seus conhecimentos, leia também os artigos:

Balanceamento das Equações Químicas

O balanceamento das equações químicas demostra sua estabilidade e equilíbrio, uma vez que deve conter o mesmo número de átomos de cada elemento em ambos os lados da equação.

Os coeficientes estequiométricos são os números que aparecem na frente dos elementos, indicando quantos átomos existem na reação.

Quando o coeficiente for 1 geralmente ele fica subentendido e não aparece descrito. De tal modo, podemos dizer que as fórmulas (H2, O2, C2, H2O, HCl, CaO, etc.) oferecem um sentido qualitativo, enquanto os coeficientes dão o sentido quantitativo das equações químicas.

Para que uma equação química fique balanceada, devemos atentar para a “Lei da Conservação de Massa” de Lavoisier a qual postula:

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” donde “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação”.

Para entender melhor esse conceito, vejamos o exemplo abaixo:

Al+O2 → Al2O3

Para balancear a equação química acima, primeiramente devemos escolher o elemento que surge somente uma vez na primeira e na segunda parte da equação, sendo que nesse caso é igual para o Alumínio (Al) e o Oxigênio (O).

Observado isso, devemos escolher o elemento com índices maiores, nesse caso, o oxigênio (O), com 2 (no primeiro membro) e 3 (no segundo membro). Por conseguinte, devemos transpor os índices do primeiro e do segundo membro, usando-os como coeficientes.

Logo, para que a equação acima fique balanceada devemos acrescentar os coeficientes 4 (2.2=4) e 2 na frente do elemento alumínio (Al) no primeiro e no segundo membro respectivamente, e ainda, o 3 no oxigênio (O) do primeiro membro.

Assim, o número de total de átomos de cada elemento da reação química fica balanceado no 1° e 2° membro da equação:

4Al + 3O2 → 2Al2O3

Exercício Resolvido

Para fixar seus conhecimentos sobre o balanceamento de equações, segue abaixo cinco equações que devem ser balanceadas:

a) H2O → H2+O2
b) H2S+SO2 → H2O+S
c) H2+I2 → HI
d) NH3+O2 → NO+H2O
e) FeS2+O2 → Fe3O4+SO2

a) 2H2O → 2H2+O2
b) 2H2S+SO2 → 2H2O+3S
c) H2+I2 → 2HI
d) 4NH3+5O2 → 4NO+6H2O
e) 3FeS2+8O2 → Fe3O4+6SO2