Átomo

Lana Magalhães

O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico.

Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.

O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.

Histórico

O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C) tentou explicar a constituição de todas as substâncias a partir dos elementos terra, ar, fogo e água.

Demócrito (546 a.C - 460 a.C), cientista e matemático grego, formulou a ideia de haver um limite para a pequenez das partículas. Dizia ele que elas se tornariam tão pequenas que não mais poderiam ser divididas. Chamou de “átomo” essa partícula.

Durante a maior parte do século XIX, foi o Modelo Atômico de Dalton, cientista inglês, que propôs a teoria atômica, que foi muito além do pensamento dos antigos.

Essa teoria dizia que todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas indivisíveis chamadas átomos. Pesquisas mais recentes descobriram que o átomo é formado por outras pequenas partículas denominadas de subatômicas.

Leia também sobre:

Estrutura

O átomo é formado por pequenas partículas, também chamadas de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons.

A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo. Enquanto o seu maior volume encontra-se na eletrosfera, onde estão os elétrons.

Átomo
Estrutura do átomo

Elétrons

O elétron possui carga elétrica negativa e quase não possui massa. A sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a massa do núcleo.

Eles são minúsculas partículas que giram ao redor do núcleo central do átomo.

Além disso, movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.

Prótons

O próton têm carga elétrica positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons, dessa forma, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.

Eles constituem uma massa unitária e junto com os nêutrons formam o núcleo atômico.

Nêutrons

O nêutron não têm carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra. Juntamente com os prótons, ele forma o núcleo atômico, que carrega toda a massa (99,9%) do átomo.

O nêutron proporciona estabilidade ao núcleo atômico, já que a força nuclear faz com que seja atraído por elétrons e prótons.

Camadas eletrônicas

O átomo apresenta níveis energéticos, existem sete camadas em torno de um núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam ao redor do núcleo. As camadas são denominadas de K, L, M, N, O, P e Q.

Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado em oito elétrons por camada. A camada mais externa é sempre a mais energética.

Apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutrons, sendo constituído de apenas um elétron girando em torno de um próton.

Conheça também sobre:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.