Número Atômico

Lana Magalhães

O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P).

Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.

Por isso, os números atômicos dos elementos facilitam a classificação e a constituição da tabela periódica. Eles são representados na parte inferior do elemento, enquanto os números de massa (A) estão na parte superior: zXA

Estrutura do Átomo

O átomo é uma partícula diminuta e eletricamente neutra, composta de cargas positivas e negativas, donde os prótons, íons de carga positiva, apresentam o mesmo número de elétrons, os quais íons de carga negativa que orbitam na eletrosfera, em volta do núcleo (p = e).

Em outros termos, o átomo é formado de partículas subatômicas chamadas de próton (p), com carga positiva, de nêutron (n), eletricamente neutros, e ainda por elétron (e), de carga negativa.

Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo dos átomos, enquanto os elétrons transitam pela eletrosfera, ou seja, em volta do núcleo.

Número Atômico e Número de Massa

Vale destacar que o número atômico (Z) e o número de massa (A)são informações que compõem a estrutura dos elementos químicos.

Contudo, deve-se atentar aos conceitos para que não haja confusão, visto que o número atômico representa o número de prótons de um átomo, e o número de massa corresponde a soma do número de prótons e o número de nêutrons.

O número de massa é expresso pela seguinte fórmula:

A = p + n

Note que a partir dessa expressão, pode-se calcular também:

  • Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n
  • Número de nêutrons: n = A - Z

Exercícios Resolvidos

1. Se número de nêutrons do átomo X é igual a 12 e seu número de massa (A) é 30, qual o valor do número atômico desse elemento?

Na fórmula do número de massa, tem-se:

A=Z+n, donde Z corresponde o número de prótons presentes no núcleo do átomo:

Z=A-n
Z=30-12
Z=18

Logo, o número atômico do elemento X é 18, representado da seguinte forma: 18X30

2. Qual o número atômico e o número de massa do átomo Y constituído de 17 prótons, 17 elétrons e 18 nêutrons?

Primeiramente, deve-se atentar para a definição de “número atômico” (Z), uma vez que esse conceito determina o número de prótons presentes no núcleo de um átomo.

Dessa forma, encontramos uma das respostas na própria pergunta, ou seja, o número atômico do elemento Y é igual a 17. Por sua vez, o número de massa de tal elemento é calculado através da fórmula:

A = Z+n
A = 17+18
A = 35

Logo, o número de massa do elemento Y é 35: 17Y35.

Leia Massa Atômica.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.