Elétron
Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética.
As outras partículas são o próton (carga positiva) e o nêutron (carga neutra), as quais formam o núcleo atômico.
A massa do elétron, ou eletrão (em português europeu), é irrelevante; tem cerca de 1/1836,15267377 da massa do próton ou do nêutron, o mesmo que 10-30 kg. Por esse motivo, a massa atômica resulta da soma apenas da massa dos prótons e dos nêutrons.
A energia elétrica deve-se à movimentação dos elétrons que circulam pelos fios de eletricidade. A carga positiva dos prótons junto com a carga negativa dos elétrons dão origem à carga elétrica.
A unidade de medida de energia elétron-volt para joule equivale a 1,602 177 33 (49) x 10-19. O elétron-volt é utilizado quando a unidade de medida do sistema internacional de energia (joule) é muito grande para ser considerada em certos estudos microscópicos.
Leia também Distribuição Eletrônica.
Elétron Livre
Quando o átomo perde elétrons, ele fica carregado positivamente em decorrência dos prótons e formam cátions. Nessa condição, os elétrons são chamados de elétrons livres, que é o mesmo que dizer que são mais externos porque estão mais distantes do núcleo do átomo.
Ao contrário, são chamados de ânions quando o átomo tem maior número de elétrons e é carregado negativamente.
Saiba mais em:
- Íon, Cátion e Ânion
- Afinidade Eletrônica
- Eletronegatividade
- Distribuição eletrônica
- Processos de Eletrização
Importa mencionar que há um fenômeno da física que resulta na emissão de um elétron a partir de outro elétron. Esse elétron que é emitido recebe o nome de elétron auger.
Elétrons Emparelhados e Desemparelhados
Outro conceito relativo aos elétrons é o de elétrons emparelhados e desemparelhados, o que significa que essas partículas seguem ou não o mesmo sentido de rotação.
Assim, os emparelhados localizam-se aos pares, ao contrário dos desemparelhados. Isso porque a eletrosfera permite apenas a existência de dois elétrons com sentido de rotação opostas.
Descoberta do Elétron
J. J. Thomson (1856-1940) provou que o átomo era divisível. O elétron foi a primeira partícula atômica a ser descoberta, o que aconteceu em 1887 quando estudava os raios catódicos. Por esse motivo, o físico inglês ficou conhecido como o “pai do elétron”.
Agora que você já sabe tudo sobre o elétron, conheça também: próton e nêutron.
Teste seus conhecimentos com exercícios sobre átomos.
Elétron. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/eletron/. Acesso em: