Próton


Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico.

O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas. Dois quarks são do tipo up e um quark é do tipo down.

O próton é positivo; sua carga é de 1,6 x 10-19C. Ele se concentra no núcleo do átomo junto com o nêutron, que é neutro porque não possui carga.

O elétron (e ou β) se encontra distribuído à volta dos prótons e dos nêutrons de um átomo, ou seja, na eletrosfera. Sua carga é negativa.

Próton

Quando o próton não está ligado ao elétron, ele é chamado de próton livre. Isso acontece quando os prótons são submetidos a temperaturas muito altas, o que faz com que se separem dos elétrons.

Número de Massa (A)

A massa do próton e do nêutron (n) é muito parecida, mas a massa do elétron é bem diferente. Considerando que o próton possui centenas de vezes mais massa que o elétron, este tem uma massa que é considerada irrelevante.

Por isso, o resultado da soma de prótons e nêutrons é o número da massa atômica, ou seja,

A = p+ + n

Prótons e nêutrons são conhecidos como núcleons ou hádrons.

Número Atômico (Z)

É o número de prótons que determina o número atômico dos elementos químicos (Z). Assim, cada elemento tem um determinado número de prótons.

Os elementos que têm o mesmo número de prótons são chamados de isótopos.

O átomo contém o mesmo número de prótons e de elétrons, o que equivale a ter a mesma quantidade de carga positiva e negativa.

Na perda de elétrons, o átomo fica carregado positivamente, pois os prótons ficam em maior número e passam a se chamar cátions.

Quando acontece o contrário, são os elétrons que ficam em maior número e os átomos passam a ser chamados de ânions.

Leia:

A Descoberta do Próton

O próton foi descoberto por Ernest Rutherford (1871-1937) no início do século XX. Na sua teoria ele afirmou que o próton se concentrava no núcleo do átomo.

Ficou conhecida como Modelo Atômico de Rutherford e é a base da teoria atômica.