Número de Massa


O número de massa, indicado pela letra A maiúscula, corresponde a soma dos prótons (Z) e dos nêutrons de um determinado elemento químico da tabela periódica.

Uma vez que os elétrons, localizados na eletrosfera, possuem massa desprezível, ou seja, 1836 vezes menor que a dos prótons e dos nêutrons, localizados no núcleo atômico, eles não estão inclusos na soma das massas.

De acordo com a estrutura dos elementos apresentado na tabela periódica, o número de massa é indicado na parte superior, enquanto o número atômico (Z) ou o número de prótons, está localiza na parte inferior: ZXA. Dessa maneira, para calcular o número de massa utiliza-se a seguinte fórmula:

A = p+n ou A=Z+n

Donde

p: número de prótons (Z)

n: número de nêutrons

Importante destacar que, segundo as classificações isótopos, isóbaros e isótonos, os elementos que apresentam número de massa equivalente são os isóbaros, enquanto que os isótopos apresentam mesmo número de prótons (número atômico) e os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.

Número de Massa e Massa Atômica

Muito importante distinguir dois conceitos importantes da química, os quais, muitas vezes, causam confusão: número de massa e massa atômica.

Destarte, como já referido acima, o número de massa (A) é obtido por meio da soma dos prótons (chamado de número atômico e representado pela letra Z e nêutrons de um determinado elemento, consideradas partículas subatômicas encontradas nos núcleos dos átomos.

Por outro lado, a massa atômica do elemento, registrada na tabela periódica, corresponde à média dos números de massa dos isótopos existentes de determinado elemento.

Para exemplificar, o Cloro (Cl) apresenta dois tipos de isótopos (mesmo número de prótons (Z) e diferentes números de massa) estáveis encontrados na natureza, ou seja, um de massa 37 (cloro-37), com 17 prótons e 20 nêutrons, e outro de massa 35 (cloro-35), composto de 17 prótons e 18 nêutrons, donde 35,5 é o valor encontrado nas tabelas para a massa atômica do cloro, de acordo com a média entre os dois isótopos.

Exercício

Qual o valor do número de massa de um átomo de carbono composto de 6 prótons (Z = 6) e 7 nêutrons (N = 7)?

Para calcular o número de massa, utiliza-se a seguinte fórmula:

A=p+n

A=6+7

A=13

Logo, o número de massa do carbono é 13: C13.