Tectonismo

O tectonismo ou diastrofismo é um fenômeno que está relacionado com o movimento das placas tectônicas presentes na litosfera (camada externa da terra) terrestre.

O movimento das placas tectônicas pode ocorrer de três maneiras: convergente (choques das placas), divergente (afastamento das placas) e transformante (deslizamento das placas sobre outras).

O tectonismo é produzido pelas forças do interior da Terra e colabora com a formação do relevo, sendo que sua atuação pode provocar diversos abalos sísmicos, por exemplo, os terremotos e os maremotos.

Placas Tectônicas

As placas tectônicas (que se deslocam no sentido horizontal e vertical) são grandes blocos rochosos rígidos que cobrem a superfície terrestre, sendo que as mais importantes são:

  • Placa Africana
  • Placa da Antártida
  • Placa Australiana
  • Placa Euroasiática
  • Placa do Pacífico (rodeada pelo Círculo de Fogo do Pacífico)
  • Placa Norte-americana
  • Placa Sul-americana

Saiba mais sobre as placas tectônicas.

Classificação

De acordo com o processo envolvido no tectonismo ele é dividido de duas maneiras:

  1. Epirogênese: também chamado de movimento epirogênico, esse tipo de tectonismo revela um processo lento de verticalização que causa os levantamentos e rebaixamentos da crosta terrestre as quais sofrem diversas falhas e fraturas em sua estrutura. Podem ocorrer em sentido ascendente ou descendente, ou seja, movimentos de soerguimento (para cima) ou de rebaixamento (para baixo).
  2. Orogênese: também chamado de movimento orogênico, esse tipo de tectonismo determina um processo de pressão horizontal em que ocorre os dobramentos e enrugamentos das superfícies terrestres, por exemplo, os dobramentos modernos, um tipo de formação geológica que formam as montanhas e cordilheiras.

Vulcanismo

O vulcanismo é outro processo que colabora com a formação do relevo. No entanto, ele está relacionado com a erupção vulcânica, ou seja, quando o magma que está presente no interior da terra, é expelido.

Ao entrar em contato com a superfície, essa substância é resfriada colaborando assim, com a formação do relevo, por exemplo, as ilhas de origem vulcânica.

Abalos Sísmicos

Os abalos sísmicos ou terremotos ocorrem através do movimento das placas tectônicas e da atividade vulcânica.

Designam um fenômeno que provoca uma vibração brusca na superfície da Terra. Quando ocorrem no mar, são chamados de maremotos ou tsunamis.

Saiba também sobre a Falha de San Andreas.