Vulcanismo


O vulcanismo é um fenômeno geológico natural determinado pelas atividades vulcânicas. O processo de vulcanismo ocorre por meio da alta pressão e temperatura presente no interior da Terra, onde há expulsão do magma (lava), cinzas, gases, poeira, vapor d’água e de outros materiais (piroclastos) para a superfície.

Vulcão

Os vulcões são montanhas geralmente em forma de cone, que resultam na formação dos relevos vulcânicos (ou postiços).

Vulcanismo

Eles podem estar ativos (com presença do vulcanismo) ou extintos. Ocorrem geralmente, em locais que possuem intensa movimentação das placas tectônicas.

Tipos de Vulcanismo

De acordo com a resultante, há dois tipos de vulcanismo, a saber:

  • Vulcanismo Primário: também chamado de "vulcanismo eruptivo", trata-se do processo principal que resulta na formação de vulcões (centrais) ou de fraturas na superfície (fissurais).
  • Vulcanismo Secundário: também chamado de "vulcanismo residual", esse tipo de vulcanismo está relacionado com a energia térmica e não é tão violento resultando na formação de nascentes termais, fumarolas e gêiseres.

De acordo com os tipos de magma, o vulcanismo é classificado em:

  • Vulcanismo Explosivo: processo de explosão vulcânica, que normalmente gera eventos catastróficos, os quais são decorrentes da grande pressão no interior da Terra, que possui elevada quantidade de gases. Nesse caso, ocorre pouca libertação de gases e a textura do magma é bem mais viscosa, ou seja, de teor mais ácido. São denominados de erupções do tipo "Vulcanianas", formado cones mais altos e estreitos.
  • Vulcanismo Efusivo: processo de vulcanismo mais calmo decorrente da pouca presença de gases, que torna a pressão menor. Nesse caso, uma maior quantidade de gases é liberado e a textura do magma é mais fluida, ou seja, de teor mais básico. São denominados de vulcanismo do tipo "Havaiano", uma vez que estão relacionados com os vulcões presentes no Havaí, com cones mais baixos e largos.
  • Vulcanismo Misto: nesse caso, o processo de vulcanismo ocorre das duas maneiras: explosiva e efusiva, ou seja, com períodos de violência vulcânica, seguida de momentos mais calmos. São classificados em vulcões "Estrombolianos", e referência ao vulcão Stromboli na Itália. Seu cone é de tamanho mediano.

E ainda, segundo o local que ocorrem, o processo de vulcanismo pode ser:

  • Vulcanismo Fissural: ocorre através de fissuras (fraturas) situadas na superfície terrestre.
  • Vulcanismo Submarino: vulcanismo do tipo efusivo, ocorrem abaixo das massas de água.

Curiosidades: Você Sabia?

  • Na Geologia, o estudo sobre os vulcões é chamado de vulcanologia e o profissional da área é denominado de vulcanólogo.
  • O nome “vulcão” está associado ao Deus do Fogo: Vulcano.
  • O local da Terra que mais apresenta processo de vulcanismo é chamado de “Círculo de Fogo do Pacífico”, que reúne aproximadamente 80% dos vulcões do mundo. Isso ocorre porque na região há intenso choque das placas tectônicas.