Vulcão


O vulcão é uma das estruturas geológicas as quais representam um tipo de montanha, geralmente em forma de cone, que possui uma abertura na crosta terrestre.

Vulcão

O processo de vulcanismo, oriunda do encontro e movimento das placas tectônicas, é mais comum nas regiões litorâneas. Vale destacar que o Chamado “Círculo de Fogo do Pacífico” reúne cerca de 80% dos vulcões do mundo e o “Círculo de Fogo do Atlântico, os 20% restante.

Erupção Vulcânica

São nas falhas tectônicas da crosta terrestre que os vulcões surgem, na medida em que o magma (rochas derretidas presentes no interior da terra) é expelido com imensa pressão, liberando gases, vapor d’água, poeira, cinzas e lavas na atmosfera.

Entenda melhor sobre a formação dos vulcões no artigo: Vulcanismo.

Dessa forma, na atmosfera o magma (que passa se chamar lava), resfria formando as chamadas rochas magmáticas (ígneas). Importante destacar que a temperatura da lava varia de 650 a 950 °C podendo chegar a 2 mil °C. A atividade vulcânica além de causar destruições em massa, gera muitas mudanças climáticas.

Para saber mais, leia também: Tipos de Rocha.

Vulcões no Brasil

O Brasil, localizado no centro de uma enorme placa tectônica denominada de Placa Sul-Americana, não apresenta nenhum vulcão ativo, entretanto, possui o vulcão mais antigo do mundo, localizado na Amazônia, com cerca de 1,9 bilhão de anos.

Com algumas atividades vulcânicas que ocorreram na Era Cenozoica, surgiram as ilhas de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Trindade, no Rio de janeiro.

Vulcões Ativos e Vulcões Extintos

Segundo pesquisas, existem cerca de 500 vulcões ativos ao redor do mundo, e outros que desde muito tempo não apresentam erupção, chamados de vulcões extintos. Segue abaixo alguns vulcões mais importantes do mundo.

Tamu Massif

O Tamu Massif destaca-se pelo fato de ser considerado o maior vulcão do mundo, com área de 310 mil km2 e largura de 650 km aproximadamente. É um vulcão submarino, localizado a 1,6 mil km a leste do Japão, no Oceano Pacífico e foi descoberto em 2013 por cientistas da Universidade do Texas que acreditam que está inativo há muito tempo.

Ojos del Salado

Considerado o mais alto vulcão inativo do mundo, com 6.893 metros de altitude, Ojos del Salado está localizado na Cordilheira dos Andes, na fronteira do Chile e da Argentina. Segundo pesquisas, sua última erupção ocorreu cerca de 1500 anos atrás.

Monte Fuji

Mais alta montanha do Japão, Com 3.776 metros de altura, o Monte Fuji (Fujiyama) representa um vulcão ativo, com pouca tendência à erupção. Possui uma cratera de 820 metros de profundidade com um diâmetro de superfície de 1.600 metros. Sua última erupção ocorreu em 1707. Para muitos japoneses, a montanha possui alma e por isso, é considerado um lugar sagrado.

Vulcão Mauna Loa

Localizado no Havaí, Estados Unidos, esse vulcão destaca-se na medida em que representa o maior vulcão em volume do planeta Terra, com dimensões aproximadas de 4.169 metros de altitude e 90 km de largura. O Mauna Loa representa um vulcão ativo, sua última erupção ocorreu em 1984. Outro vulcão que se destaca no Havaí é o vulcão Kilauea, considerado por alguns estudiosos, um dos vulcões mais ativos do mundo, sendo que sua mais recente erupção ocorreu em 2011.

Vulcão Etna

O vulcão Etna, localizado na Sicília, Itália, possui 3,34 mil metros de altitude (considerado um dos mais altos do mundo, o mais alto do continente europeu e ainda, o maior da Itália) sendo o mais conhecido vulcões que apresenta constante erupção da atualidade. É a maior montanha localizado numa ilha; sua última erupção ocorreu em novembro de 2013.

Vulcão Vesúvio

Atualmente, o vulcão Vesúvio, localizado na Itália, região de Nápoles, está inativo, entretanto, está avaliada como a região vulcânica mais populosa do mundo. Por volta de 79 d.C., ele entrou em erupção resultando na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano, que foram encontradas no século XVIII, por meio de escavações feitas na região. Além do Etna e do Vesúvio, na Itália há os vulcões: Stromboli e Vulcano, na Sicília; e Campos Flégreos e Marsili, na região de Nápoles.

Curiosidade

Outros vulcões no mundo são: Krakatoa (Indonésia), El Chichon (México), Monte Érebo (Antártica), Novarupta (Estados Unidos), Pico (Portugal), Santorini (Grécia), Vulcão do Fogo (África), Krafla (Islândia), El Misti (Peru), Cotopaxi (Equador), Klyuchevskaya Sopka (Kamchatka, Rússia), dentre outros.