Grafite


Grafite ou grafita é um mineral cinza escuro, metálico e macio, que ocorre na natureza em forma de cristais hexagonais com estrutura em camadas. É também chamado de chumbo negro ou grafita – nomenclatura usada pelos cientistas.

O grafite é o resultado de uma rede frouxa de átomos de carbono, que lhe permite maleabilidade. A base da formação do grafite é o carbono puro, que também forma o diamante e o fulereno.

As jazidas mais importantes de grafite encontram-se na China, Canadá, Brasil, México, Rússia, Índia, Madagascar e Siri Lanka.

Grafite

Propriedades do Grafite

O grafite é um condutor de corrente elétrica e de calor, pois cada átomo de carbono partilha três dos quatro elétrons da estrutura, cedendo o quarto a uma banda de condução comum, como nos metais.

O grafite é resistente a altas temperaturas e oxidação. Devido a seu alto ponto de fusão é também usado como material refratário.

Aplicações do Grafite

O grafite tem importantes aplicações na indústria: na fabricação de tijolos e peças refratárias, cadinhos para as indústrias de aço, latão e bronze, lubrificantes sólidos ou a base de óleo e água, tintas para proteção de estruturas de ferro e aço, catodos de baterias alcalinas, escovas de motores elétricos, eletrodos de lâmpadas elétricas de arco voltaico etc.

Uma das aplicações mais importantes do grafite é na utilização do lápis, e da lapiseira. Misturado com argila muito fina forma a mina do lápis, com diversos graus de dureza.

Grafite e Grafeno

O grafeno é um novo material derivado do grafite que impulsiona uma grande revolução na indústria em virtude de suas propriedades únicas: é maleável, impermeável, e translúcido, mais resistente que o diamante e excelente condutor elétrico. A gama de produtos que podem se beneficiar do grafeno é vasta.

O grafeno é quarenta vezes mais forte que o aço. Permite a criação de smartphones e tablets com telas finas como papel sulfite, transparentes, dobráveis e resistentes a choques e quedas.

O grafeno é um condutor elétrico 1 000 vezes mais eficiente que o cobre e 100 vezes melhor que o silício. As baterias elétricas hoje feitas de nanofibras de carbono durariam três vezes mais se seus circuitos fossem de pó de grafeno.

Curiosidades

  • O grafite, submetido a altas temperaturas, pode produzir diamantes artificiais.
  • Há poucos produtos produzidos com grafeno, é o caso da raquete de tênis da marca Head, utilizada pelo tenista sérvio Novak Djokovic. Com um aro composto principalmente de grafeno é mais leve que as tradicionais.