Próstata

Juliana Diana

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e está localizada sob a bexiga. Com um peso aproximado de 20 gramas, ela tem um formato que se assemelha a uma noz.

onde fica a próstata
Localização da próstata

Função da próstata

A função da próstata está relacionada com a produção de um "líquido prostático", uma secreção clara e fluida. Este líquido fornece os nutrientes necessários para os espermatozoides, que por sua vez são produzidos nos testículos e originam o sêmen.

O fluído produzido na próstata apresenta pH alcalino e sua composição é formada por açúcares simples, representando assim entre 10 e 30% do volume de todo líquido seminal.

O líquido prostático apresenta proteínas que correspondem a 1% de sua composição, além de abranger enzimas proteolíticas e antígenos específicos, zinco e fibrinolisina, que ajuda a dissolver o sêmen.

Para desenvolver sua função, a próstata precisa dos hormônios masculinos, chamados de andrógenos. O principal hormônio masculino é a testosterona, responsável pelo crescimento prostático.

Anatomia da próstata

anatomia da próstata
Anatomia da próstata

A anatomia da próstata está relacionada às suas funções. Em seu interior tem-se a uretra, que tem origem da bexiga e na próstata, e recebe o nome de uretra prostática. Ela está associada a dois ductos ejaculatórios.

Na parte inferior da próstata encontra-se o reto, que representa a porção final do intestino.

Doenças relacionadas à próstata

As doenças mais comuns da próstata estão relacionadas a alterações causadas por infecções ou por hormônios.

Câncer de próstata

câncer de próstata
Indicação de tumor na próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo cerca de 30% da população masculina que desenvolve tumores malignos.

Os principais sintomas do câncer de próstata costumam aparecer, na maioria dos casos, quando o tumor já está em estágio avançado, por isso é indicado o exame clínico de forma regular.

Ao surgirem os sintomas, os mais comuns são:

  • vontade de urinar com frequência;
  • dor ao urinar;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • dor óssea na região.

Hiperplasia prostática

próstata aumentada
Comparação entre uma próstata normal e uma aumentada

A hiperplasia prostática é popularmente conhecida como próstata crescida ou aumentada, o que representa uma inflamação.

Com o avanço da idade esta alteração é comum, porém é preciso acompanhamento médico para controle do inchaço.

A hiperplasia benigna da próstata pode ser tratada com remédios que estimulam o relaxamento muscular da próstata ou ainda com a ingestão de hormônios. Em casos mais extremos é feita a cirurgia para remoção do órgão.

Prostatite

prostatite
Indicação da prostatite

A prostatite é um tipo de infecção na próstata, sendo esta causada por vírus, bactérias ou ainda como consequência de infecção urinária.

O tratamento da prostatite é feito à base de antibióticos e analgésicos para alívio da dor, sempre com acompanhamento médico.

Em casos mais graves, quando a infecção não diminui com medicação, pode ser necessário o procedimento cirúrgico para retirada da região inflamada.

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.