Hormônios


Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, tecidos especializados e neurônios, que equilibram as funções biológicas do corpo, tal qual o metabolismo, o crescimento, a sexualidade, dentre outros.

Principais Hormônios do Corpo Humano

Muitos hormônios são produzidos pelas glândulas que compõem o sistema endócrino (hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais) do corpo humano.

Assim, os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), tiroxina (T4), antidiurético (ADH), paratormônio, adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

Para saber mais: Corpo Humano e Glândulas do Corpo Humano

Tipos de Hormônios

O corpo humano é composto de diversos tipos de hormônios, produzidos pelo sistema endócrino, os quais atuam em determinadas células.

Hormônio do Crescimento (GH)

Produzido pela “glândula mestre”, a hipófise, esse hormônio atua no crescimento dos seres humanos na medida em que desenvolve a massa muscular e promove o alongamento dos ossos.

Para saber mais: Ossos do Corpo Humano

Antidiurético (ADH)

Produzido pela hipófise, o hormônio antidiurético ou vasopressina atua nos túbulos renais de modo que controla a excreção de água no corpo, regulando, assim, a pressão sanguínea e o volume de urina armazenado na bexiga.

Para saber mais: Sangue

Tiroxina (T4)

Produzida pela glândula tireoide, a tiroxina é um hormônio muito importante responsável por diversas funções orgânicas: regulação do metabolismo, dos batimentos cardíacos, do desenvolvimento e crescimento do corpo e manutenção do peso corporal.

Leia também sobre:

Paratormônio

Produzido pelas glândulas paratireoides, esse hormônio regula a quantidade de cálcio no sangue.

Adrenalina

Produzida pela glândulas suprarrenais (adrenais), a adrenalina é o hormônio que atua no sistema nervoso na medida em que prepara o corpo para ação, sendo seus efeitos: sudorese excessiva, contração dos vasos sanguíneos, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento da pressão arterial e frequência respiratória.

Para saber mais: Sistema Nervoso

Glucagon

Produzido pelo pâncreas, o glucagon atua no equilíbrio da taxa de glicose no sangue, de modo que por meio da ativação da enzima fosforilase, as moléculas de glicogênio do fígado são transformadas em moléculas de glicose evitando assim a hipoglicemia (queda da taxa de açúcar no sangue)

Para saber mais: Pâncreas e Enzimas

Insulina

Produzida pelo pâncreas, a insulina atua na absorção e controle da taxa de glicose pelas células, evitando a diabete ou hiperglicemia (aumento de glicose no sangue).

Para saber mais: Insulina e Diabetes Mellitus

Estrogênio

Produzido pelos ovários femininos, esse hormônio é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais nas mulheres, como crescimentos dos seios, pelos pubianos, dentre outros.

Progesterona

Produzido pelos ovários, a progesterona atua no desenvolvimento do corpo para receber uma gestação, como a preparação do útero e das mamas, bem como a inibição das contrações uterinas a fim de assegurar o desenvolvimento do feto.

Para saber mais: Progesterona

Prolactina

Produzido nas glândulas mamárias femininas, esse hormônio é responsável pela produção do leite para alimentar o bebê. Por esse motivo, durante a gestação, as mamas ficam cheias de leite a fim de assegurar a nutrição do recém-nascido.

Para saber mais: Prolactina

Testosterona

Produzido pelos testículos, a testosterona é o hormônio responsáveis pelas características sexuais masculinas como o desenvolvimento da bolsa escrotal, o crescimento da barba, engrossamento da voz, crescimento dos músculos, dentre outros.

Disfunção e Distúrbios Hormonais

Quando os hormônios não estão funcionando corretamente, dizemos que o corpo está sofrendo uma disfunção hormonal. Essa disfunção pode ocorrer tanto nos homens quanto nas mulheres, sendo muito comum nos casos relacionados às glândulas sexuais, por exemplo, a infertilidade, aumento de peso, acne e pelos corporais, bem como os chamados “ovários policísticos”, no caso das mulheres e a “andropausa”, nos homens.

No entanto, os distúrbios hormonais são caracterizados pela deficiência das glândulas endócrinas, de maneira que passam a produzir uma quantidade menor de hormônios, e, portanto, o tratamento é baseado na reposição hormonal.

Para saber mais: Sistema Endócrino

Curiosidades

  • Do grego, a palavra “hormônio” significa movimento ou estímulo.
  • Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidas pelas glândulas endócrinas.

Saiba também sobre os Hormônios Vegetais.