Glândulas do Corpo Humano


As glândulas do corpo humano são órgãos que fazem parte do sistema endócrino e exócrino, de modo que a principal função delas é a produção de hormônios e o equilíbrio do metabolismo para o bom funcionamento do corpo.

Feita essa consideração, as glândulas que fazem parte do sistema endócrino são: tireoide, paratireoide, hipófise, pâncreas, suprarrenais e as glândulas sexuais (masculina e feminina).

Por sua vez, as glândulas que compõem o sistema exócrino do corpo humano são as glândulas: salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas.

Glândulas do Sistema Endócrino

Glândulas do Corpo Humano

Tireoide

Localizada no pescoço, a tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano. Atua em diversas funções vitais como: a produção de hormônios (triiodotironina e tiroxina) e regulação de metabolismo.

Dessa forma, o mau funcionamento dessa glândula pode acarretar em doenças como o hipertireoidismo (liberação excessiva de hormônios) o qual acelera o metabolismo e o hipotireoidismo (liberação insuficiente de hormônios) que diminui a ação metabólica do corpo.

Paratireoides

Localizadas no pescoço, ao redor da glândula tireoide, as paratireoides são as menores glândulas do corpo.

Formadas por quatro pequenas glândulas, consideradas dois pares de tireoides (superiores e inferiores), elas atuam na produção do hormônio Paratormona (PTH) cuja função é regular a quantidade de cálcio presente no sangue.

Hipófise

Pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, a hipófise, também chamada de “glândula mestra”, está localizada na parte central da cabeça e possui importantes funções como: o controle de outras glândulas, bom funcionamento do metabolismo e a produção de hormônios (ADH e do crescimento).

Saiba mais sobre a Hipófise.

Pâncreas

Localizado atrás do estômago, o pâncreas é uma glândula mista, visto que faz parte do sistema endócrino (produção de hormônios: insulina, somatostatina e glucagon) e exócrino (liberação do suco pancreático) do corpo humano. Dessa forma, atua na digestão de carboidratos, de proteínas e de gordura.

Suprarrenais

Chamadas também de glândulas adrenais, as suprarrenais estão localizadas acima dos rins e possuem formato triangular.

Responsáveis pela liberação de hormônios no corpos, como o cortisol, a aldosterona, a catecolamina e a adrenalina, essa glândulas atuam no também no processo metabólico.

Glândulas Sexuais

As Gônadas ou glândulas reprodutivas, são os ovários na mulher e os testículos nos homens.

Além de produzirem os gametas (óvulos e os espermatozoides), as glândulas sexuais reprodutivas são responsáveis pela produção de hormônios como o estrógeno e a progesterona pelos ovários e a testosterona pelos testículos.

Leia também sobre o Timo.

Glândulas do Sistema Exócrino

Glândulas Salivares

Glândulas do Corpo Humano

Localizadas na boca e na garganta, as glândulas salivares (parótida, sublingual, submandibular) atuam no processo de digestão dos alimentos através do processo de produção e liberação de saliva, uma vez que ela contém a enzima ptialina ou amilase salivar, responsável pelo amolecimento dos alimentos bem como a manutenção de umidificação da boca.

Glândulas Sudoríparas

Glândulas do Corpo Humano

Responsáveis por manter a temperatura do corpo e eliminar substâncias tóxicas, as glândulas sudoríparas estão distribuídas sob a pele e atuam na produção e liberação do suor. São classificadas em glândulas sudoríparas apócrinas, chamadas de “glândulas de cheiro”, localizadas nas axilas e nos órgãos genitais; e, as glândulas sudoríparas écrinas, espalhadas por todo o corpo, responsáveis por manter a temperatura corporal.

Glândulas Lacrimais

Glândulas do Corpo Humano

Localizadas nos olhos, as glândulas lacrimais são responsáveis pela produção das lágrimas, lubrificação ocular e inibição do desenvolvimento de microrganismos na região.

Glândulas Mamárias

Glândulas do Corpo Humano

Exclusividade dos mamíferos, as glândulas mamárias estão presentes em ambos os sexos, contudo, nas mulheres depois da puberdade elas continuam a se desenvolver, a fim de realizarem sua principal função: produção do leite para alimentação dos recém-nascidos.

Glândulas Sebáceas

Glândulas do Corpo Humano

Responsáveis pela proteção, flexibilidade e lubrificação da pele, as glândulas sebáceas, espalhadas pelo corpo, liberam o sebo (gordura), uma substância oleosa presente em grande parte no rosto e no couro cabeludo. Por esse motivo, os cabelos ficam oleosos quando passamos dias sem lavá-lo.

Fígado

Glândulas do Corpo Humano

Maior glândula do corpo humano, o fígado funciona como uma glândula mista atuando, dessa maneira, no sistema endócrino (libera substâncias no sangue) e exócrino (liberação de secreções). Possui diversas funções como o armazenamento de substâncias (minerais e vitaminas), produção da bile, síntese do colesterol e de hormônios.

Leia também sobre as Glândulas Endócrinas.