Pulmão


O pulmão é um órgão do sistema respiratório, responsável pela troca do oxigênio em gás carbônico, através da respiração.

É formado por duas massas esponjosas que preenchem a maior parte da cavidade torácica - formada pela coluna vertebral, nas costas, pelas costela, nos lados e na frente, pelo diafragma na parte inferior, pelas clavículas, em cima e pelo esterno no meio do peito.

Cada pulmão apresenta a forma de um cone irregular, medindo cerca de 25 cm de altura e 700 g de peso. O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior.

O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração. É dividido por uma fissura, formando dois lobos: o superior e o inferior.

A pleura é uma membrana lisa e escorregadia, constituída de duas camadas que se mantêm ligadas na extremidade inferior da caixa torácica.

Na parte superior descolam-se, formando a pleura visceral (aderida à superfície de cada pulmão) e a pleura parietal (fixada à parede interna da caixa torácica).

No espaço que se abre entre elas, um líquido de ação lubrificante facilita o deslizamento das membranas no movimento da respiração.

Pulmão

Na face interna de cada pulmão observa-se uma grande fenda, o hilo pulmonar, onde penetram os brônquios (bifurcações da traqueia), um para cada lobo, as veias pulmonares que saem dos pulmões, nervos e vasos linfáticos.

Dentro dos lobos os brônquios se ramificam, subdividindo-se várias vezes formando a árvore bronquial. As ramificações mais finas dos brônquios são denominadas bronquíolos.

Esses terminam em minúsculas bolsas, com paredes muito finas, bastante irrigadas pelos capilares, que são vasos sanguíneos também muito finos. Essas bolsas são os alvéolos pulmonares. Há mais de 200 milhões nos nossos pulmões.

Nos alvéolos realizam-se as trocas gasosas entre o meio ambiente (o ar) e o organismo (através do sangue), graças aos capilares e em seguida é distribuído pelo corpo.

O gás carbônico resultante da respiração celular deixa as células, passa para a circulação sanguínea, atinge os alvéolos e segue o caminho das vias aéreas para fora do corpo, completando o ciclo do sistema respiratório.

Saiba mais sobre os Órgãos do corpo humano.

Curiosidades

  • Nos recém nascidos o pulmão tem uma cor rosada e nos adultos um vermelho escuro.
  • Se fosse possível esticar todos os alvéolos pulmonares de uma pessoa adulta, daria cerca de 70 metros de comprimento.
  • Um adulto leva aos pulmões uma média de 10 000 litros de ar, respirando 25 000 vezes num espaço de 24 horas.