Traqueia


A traqueia é um órgão tubular e cilíndrico que faz parte do sistema respiratório dos mamíferos. Ela está localizada entre a laringe e os brônquios. Num ser humano adulto a traqueia mede entre 15 e 20 cm e cerca de 1,5 cm de diâmetro.

Funções

As principais funções da traqueia no sistema respiratório são: aquecer, umidificar e filtrar o ar, para assim conduzi-lo até os pulmões.

Assim, ela retém partículas sólidas e microrganismos através dos cílios que contém. Diversas impurezas como bactérias e poeira ficam retidas no muco que reveste as traqueias.

Estrutura: Anatomia e Histologia

TraqueiaTraqueia e outros órgãos do Sistema Respiratório

A traqueia é um tubo vertical cilíndrico e oco que está localizado entre a laringe e os brônquios. Trata-se de um tubo cartilaginoso e membranoso revestido por um epitélio ciliado mucoso.

Em sua estrutura ela apresenta entre 16 a 20 anéis cartilaginosos os quais são unidos por tecido fibroso, denominados de cartilagens traqueais.

Saiba mais sobre a Cartilagem.

Laringe e Esôfago

Lembre-se que a laringe é o principal órgão da fala, onde estão presentes as cordas vocais. Ela está localizada no pescoço, entre a faringe e a traqueia.

Já a faringe é um órgão tubular que permite a passagem dos alimentos e do ar. Ambas fazem parte do sistema respiratório.

Note que a traqueia está situada na frente do esôfago, um órgão tubular responsável por conduzir o alimento até o estômago. Esse órgão faz parte do sistema digestivo.

Brônquios e Bronquíolos

A bifurcação da traqueia vai gerar os brônquios. Eles são dois órgãos tubulares do sistema respiratório formados pela ramificação da traqueia que levam o ar para os pulmões. Já os bronquíolos são tubos menores os quais se ramificam dos brônquios.

Respiração Traqueal

A respiração traqueal é um tipo de respiração que ocorre em alguns animais. Recebe esse nome, pois é através das traqueias que alguns artrópodes respiram.

Traqueostomia

A traqueostomia é uma intervenção cirúrgica realizada em pessoas que, por algum motivo, possuem alguma obstrução na região da traqueia.

Com esse procedimento é possível criar uma comunicação com o meio externo, melhorando assim a passagem de ar.

Doenças da Traqueia

Diversas infecções respiratórias estão associadas à traqueia, por exemplo:

  • Doença de Kartagener
  • Câncer de Traqueia
  • Estenose da Traqueia
  • Malácia da Traqueia
  • Traqueíte Bacteriana

Saiba mais sobre outros Órgãos do Corpo Humano.