Brônquios


Os brônquios são órgãos do sistema respiratório, que ligam a traqueia aos pulmões. São dois tubos cartilaginosos que levam o ar aos pulmões, onde se ramificam em tubos cada vez menores chamados bronquíolos.

BrônquiosRepresentação dos brônquios e bronquíolos

Dos bronquíolos surgem novas ramificações que originam os dutos alveolares, que por sua vez terminam em estruturas chamadas alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas.

As inflamações nos brônquios e bronquíolos são denominadas, respectivamente, de bronquite e bronquiolite.

Função

Os brônquios são responsáveis pelo transporte do ar até os pulmões. Os médicos podem examinar internamente os brônquios através de um tipo especial de endoscopia chamado de broncoscopia.

Nas terminações de suas ramificações bronquiolares se encontram os alvéolos, que são como saquinhos de ar envolvidos por capilares. Nas membranas capilares ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico entre os alvéolos e os pulmões.

Anatomia

Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, formadas por anéis de cartilagem hialina, semelhante à da traqueia. Além da cartilagem são compostos de tecido fibroso, glândulas e fibras musculares, que fazem com que se abram e fechem.

Ocorre uma bifurcação no final da traqueia originando os brônquios direito e esquerdo. Cada um deles penetra em um pulmão através de uma região chamada hilo pulmonar. Dentro de cada lado do pulmão, o brônquio principal ou primário se ramifica muitas vezes formando a árvore bronquial.

BrônquiosAnatomia da Árvore Bronquial

O brônquio principal forma os brônquios lobares ou secundários, que depois se subdividem em brônquios segmentares. Cada um destes brônquios leva ar a um segmento bronco-pulmonar independente.

O brônquio principal direito é mais curto e largo do que o esquerdo e encontra-se mais verticalizado. O esquerdo é mais horizontal por causa do coração que se acomoda nessa região.​

A partir dos brônquios segmentares surgem novas ramificações chamadas bronquíolos, cujas paredes são constituídas de músculo liso e sem cartilagem. O diâmetro interno de um bronquíolo é menor do que um milímetro.

Por fim, os dutos alveolares se originam dos bronquíolos e suas terminações são os alvéolos.

Leia também:

Bronquite e Bronquiolite

A bronquite aguda é uma doença bastante comum, associada a outras como gripes. É uma infecção geralmente causadas por vírus, embora também possa ser de causa bacteriana a inflamação dos brônquios.

A bronquiolite geralmente ocorre após uma infecção respiratória, atingindo com frequência bebês de até seis meses e crianças pequenas.