Bronquíolos

Lana Magalhães

O bronquíolo corresponde a cada uma das ramificações terminais dos brônquios. Cada pulmão tem cerca de 30.000 bronquíolos, eles consistem nas menores vias aéreas encontradas nos pulmões.

Os bronquíolos são estruturas tubulares minúsculas com menos de 1 mm de diâmetro, a partir dele surgem outras ramificações, os ductos alveolares, os quais terminam nos alvéolos pulmonares.

A função dos bronquíolos é transportar o ar que respiramos até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a hematose, ou seja, o processo de trocas gasosas.

O conjunto formado pelo brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos forma a árvore brônquica, unidade fundamental para o funcionamento do sistema respiratório.

Subdivisões

Histologicamente, os bronquíolos são caracterizados pela ausência da cartilagem hialina, o que é compensado pela presença de uma musculatura lisa e tecido conjuntivo.

Bronquíolos
Detalhamento do bronquíolo terminal e respiratório

Os bronquíolos são subdivididos em terminais e respiratórios:

Bronquíolo Terminal

Os bronquíolos terminais representam a menor e mais distal região da porção condutora do sistema respiratório. Eles medem cerca de 0,5 mm de diâmetro.

Quanto à histologia são constituídos por epitélio simples cúbico ciliado, com células de Clara. As células de Clara não são ciliadas, possuem mitocôndrias em abundância e produzem uma substância lipoproteica que reduz a tensão superficial dos bronquíolos no momento da inspiração e expiração.

Os bronquíolos terminais apresentam uma delgada camada de tecido conjuntivo com fibras elásticas e uma a duas camadas de células musculares lisas.

Cada bronquíolo terminal divide-se para formar vários bronquíolos respiratórios, os quais possuem alvéolos pulmonares anexados.

Bronquíolo Respiratório

Cada bronquíolo respiratório ramifica-se em dois a dez ductos alveolares, que atingem os alvéolos pulmonares e contribuem para as trocas gasosas, a hematose.

Quanto à histologia, são constituídos basicamente pelas proteínas elastina e colágeno, além de músculos lisos. Não apresentam cartilagens.

Saiba mais sobre o assunto. Leia também:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.