Veias do Corpo Humano


As veias do corpo humano são vasos sanguíneos que fazem parte do sistema circulatório do organismo e se ramificam por todo o organismo.

A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração. Note que os tipos de vasos sanguíneos são classificados em: artérias, veias e capilares sanguíneos.

Sangue Venoso e Sangue Arterial

O sangue venoso, é aquele rico em gás carbônico, ou seja, é pobre em oxigênio. Circula das vias sistêmicas e árvore arterial pulmonar para o coração.

Por sua vez, o sangue arterial é rico em oxigênio, circula pelas veias pulmonares e artérias sistêmicas, transportando o sangue para fora do coração.

Estruturas das Veias

Veias do Corpo Humano

As veias são tubos formados por válvulas venosas que impedem o fluxo inverso do sangue. Elas possuem três camadas de parede chamadas: túnica íntima (tecido conjuntivo), túnica média (tecido muscular e tecido elástico) e túnica adventícia (tecido conjuntivo flexível).

Principais Veias do Corpo Humano

  • Veias Pulmonares: Essas veias se encarregam de levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.
  • Veia Cava: As veias cavas (superior e inferior) são responsáveis por levar o sangue pobre em oxigênio (rico em dióxido de carbono) do corpo até o átrio direito do coração. Nesse ínterim, a veia cava superior transporta o sangue da parte inferior do corpo, enquanto a veia cava inferior transporta o sangue da parte superior do corpo, ou melhor, da cabeça e dos membros superiores.
  • Veia Jugular: essa veia está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo.
  • Veia Safena: principais veias do sistema venoso, as veias safenas são responsáveis pelo transporte de sangue de cima para baixo.

Leia também:

Doenças nas Veias

Varizes

As varizes são veias dilatadas que aparecem nos membros inferiores causando dores, inchaços, deformações e perda da sensibilidade. Embora seja mais comum nas mulheres, os homens também possuem varizes.

Não obstante, as úlceras varicosas são caracterizadas pelo acúmulo de sangue venoso, falta de oxigenação, aumento de pressão e acúmulo de toxinas.

Flebite

A flebite, também chamada de trombose venosa, é caracterizada pela inflamação que ocorre na parede das veias, causando inchaços, dores e sensação de peso nas pernas.

Vale destacar que há dois tipos de flebites, a saber: a flebite superficial, caracterizado por veias visíveis; e a flebite profunda, marcada por veias mais profundas.

Curiosidades

  • O estudo das veias e dos tratamentos de vasos sanguíneos é chamado de Flebologia.
  • A veia possui paredes mais finas que as artérias na medida em que sofrem uma pressão menor.
  • O diâmetro das veias pode variar, ou seja, algumas tem menos de 1 mm (veias finas), e outras pode chegar até 10 mm (veias grossas).