Sangue


O sangue é um tecido líquido, formado por diferentes tipos de células, que circula por todo nosso corpo. Em um adulto circulam, em média, seis litros de sangue.

Funções do sangue

Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias:

  • leva oxigênio e nutrientes para as células;
  • retira dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular);
  • conduz hormônios pelo organismo.

O sangue desempenha um importante papel de defender o corpo das ações de agentes nocivos.

Composição do sangue

O sangue parece um líquido homogêneo, no entanto, com a observação por microscópio pode-se verificar que o sangue que é heterogêneo, é composto de: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma.

  • glóbulos vermelhos – também chamado de hemácias, são células em maior quantidade nos humanos, em fora de disco côncavo de ambos os lados, não possuem núcleo. São produzidas pela medula óssea, ricas em hemoglobina, uma proteína cujo pigmento vermelho dá a cor característica ao sangue que tem a propriedade de transportar o oxigênio, desempenhando papel fundamental na respiração.
  • glóbulos brancos – também chamados de leucócitos, produzidas na medula óssea, são células de defesa do organismo (sistema imunológico), que destroem os agentes estranhos, como bactérias, vírus e as substâncias tóxicas que atacam nosso organismo e causam infecções ou outras doenças. Tem papel importante na coagulação do sangue.

No sangue há diferentes tipos de leucócitos, de diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo: neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, linfócitos.

Os leucócitos são maiores que as hemácias, porém, a quantidade deles no sangue é bem menor. Quando o organismo é atacado por agentes estranhos, o número de leucócitos aumenta significativamente.

  • plaquetas – também chamadas de trombócitos, não são células, mas fragmentos celulares, que atuam na coagulação do sangue. Quando há um ferimento, com rompimento de vasos sanguíneo, as plaquetas aderem às áreas lesadas e produzem uma rede de fios extremamente finos que impedem a passagem das hemácias e retém o sangue.
  • plasma – é um líquido de cor amarela e corresponde a mais da metade do volume do sangue. É constituído por grande quantidade de água, mais de 90%, onde encontram-se dissolvidos os nutrientes (glicose, lipídios, aminoácidos, proteínas, sais minerais e vitaminas), o gás oxigênio e hormônios, e os resíduos produzidos pelas células, como gás carbônico e outras substâncias que devem ser eliminadas do corpo.

Tipos sanguíneos

Um dos sistemas para classificação do sangue é o sistema ABO. De acordo com ele, há quatro tipos sanguíneo: A, B, AB e O. Os tipos possíveis de doação compatíveis são:

  • tipo A – recebe de A e O e doa para A e AB
  • tipo B – recebe de B e O e doa para B e AB
  • tipo AB – recebe de A,B, AB e O e doa para AB
  • tipo O recebe de O e doa para A,B,AB e O

Leia também sobre o Coração.