Hemácias


As Hemácias são células circulares presentes no sangue que vivem no organismo por 120 dias e, ademais, são formadas de hemoglobina e globulina. A hemoglobina, uma proteína vermelha que contém ferro, é considerada a principal proteína intracelular das hemácias, e sua função é transportar o oxigênio no sangue. Por outro lado, a globulina é uma das proteínas presentes no plasma sanguíneo, junto da albumina e do fibrinogênio e suas funções são basicamente o transporte e a coagulação do sangue.

As hemácias são também conhecidas pelos termos "glóbulos vermelhos" ou "eritrócitos" e sua principal função é o transporte de oxigênio e de gás carbônico no sangue. A quantidade de hemácias presentes no sangue de cada ser humano é variável, por exemplo, quanto ao sexo: nas mulheres adultas são aproximadamente 4,8 milhões de hemácias por milímetro cúbico, enquanto nos homens adultos há aproximadamente 5,5 milhões por milímetro cúbico.

Produção das Hemácias

Denominado de Eritropoiese, o processo de produção de eritrócitos ou hemácias ocorre na medula óssea vermelha. Nesse processo, iniciado por uma célula-mãe que gera quatro células, ocorre a síntese de DNA e de hemoglobina, mitoses e absorção do ferro. Assim, no período de três dias, originarão hemácias maduras anucleadas, ou seja, sem núcleo. Desde então, essas novas hemácias ou glóbulos vermelhos atuarão como reservas energéticas responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico e viverão no organismo por 120 dias.

Doenças

Muitas doenças estão associadas à hemácias, por exemplo, a anemia. Assim, a "Microcitose", corresponde a diminuição do tamanho dos eritrócitos e está intimamente relacionada à deficiência de ferro, anemias sideroblásticas e talassemias.Por outro lado, a denominada "Macrocitose", ou seja, o aumento de tamanho das hemácias no sangue relaciona-se com a deficiência de vitamina B12, hipotireoidismo, anemia aplástica e doenças hepáticas.

As anemias são doenças caracterizadas pela diminuição das hemácias no sangue e consequentemente pela dificuldade no transporte de oxigênio. Alguns tipos de anemias são: anemia falciforme, anemia ferropénica, anemia hemolítica, anemia perniciosa, anemia aplástica, esferocitose, eritrocitoses e talassemia.